O volume corrente é a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante a respiração normal. Pode ser medido fisiologicamente com equipamento médico pulmonar dispendioso em laboratório. A maioria das pessoas não tem acesso a este equipamento, mas pode estimar o volume corrente usando as dimensões corporais do paciente.
Calcule o peso corporal ideal usando a fórmula Devine. Para os machos, a fórmula é 50 mais 2,3, vezes o produto da altura em polegadas menos 60. Para as fêmeas, é 45,5 mais 2,3, vezes o produto da altura em polegadas menos 60. Várias outras fórmulas estão disponíveis, no entanto, a fórmula de Devine é o consistentemente usado em pesquisas e aplicações pulmonares.
Calcule o volume corrente multiplicando 12 ml pelo peso corporal ideal em kg. Tenha em mente que isso não é uma determinação fisiológica do volume corrente - apenas uma estimativa. Esta fórmula é para alguém que está descansando confortavelmente e com excelente saúde. Para pacientes com asma ou enfisema, multiplique 10 ml pelo peso corporal ideal. Pacientes gravemente doentes na unidade de terapia intensiva têm até mesmo um volume corrente menor de 8 ml /kg.
Adicionar 30% ao volume corrente para mulheres grávidas ou lactantes. Durante e após a gravidez, as mulheres precisam de mais ar nos pulmões devido às maiores necessidades de oxigênio. O oxigênio é passado para o bebê e usado para aumentar a produção de leite.
Reduza o volume corrente pela metade para crianças. As crianças têm menor necessidade de oxigênio e, portanto, não precisam de muito ar para entrar e sair de seus pulmões.
Coisas necessárias
.