Hipertireoidismo
uma glândula que produz substâncias químicas que ajudam a regular vários sistemas diferentes no corpo, inclusive desempenhando um papel no metabolismo. Se a tireóide de um paciente falha ou começa a produzir hormônios da tireoide a uma taxa reduzida, seu metabolismo fica mais lento. Em vez de queimar calorias à taxa que seu corpo normalmente fazia, menos calorias são queimadas, com o excesso armazenado na gordura corporal. O hipertireoidismo também está ligado à pele seca, cãibras musculares e distúrbios digestivos, de modo que o ganho de peso rápido e inexplicável pode acompanhar o aparecimento de outros problemas médicos.
Estresse
Quando o corpo está sob estresse, ele produz um hormônio chamado cortisol, que também é conhecido como hidrocortisona. Embora este hormônio esteja naturalmente presente no corpo em pequenos níveis, os estressores, sejam eles emocionais, físicos ou ambientais, podem desencadear as glândulas adrenais a produzir níveis elevados de cortisol, que, como parte do desencadeamento de uma resposta de luta ou fuga de baixo nível, altera o metabolismo e começa a armazenar o excesso de energia para futuras necessidades de luta ou fuga da gordura da barriga. O cortisol é liberado no corpo em sincronia com os ciclos do sono, portanto insônia e maus hábitos de sono também podem contribuir para um excesso de níveis de cortisol no organismo.
Medicação
É um dado que qualquer solução farmacêutica vai para vir com efeitos colaterais. Literalmente centenas de formas de medicação podem causar ganho de peso. Pacientes que iniciam um medicamento e experimentam ganho de peso rápido na cintura devem consultar seu médico sobre a continuação da medicação ou experimentar uma alternativa.
Retenção de água
A expansão da cintura pode não ser causada por alterações metabólicas, mas pelo excesso de água no corpo. Edema, ou retenção de água, ocorre quando os capilares vazam fluido para dentro do tecido. Pode ser um efeito benigno causado por ciclos menstruais ou consumo de sal ou um sintoma de problemas tão variados como insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado, doença renal e danos e má circulação. Devido à gravidade dos problemas que podem causar edema, os pacientes devem consultar um médico imediatamente se eles acreditam que estão sofrendo com isso.
Depressão
Pacientes que sofrem de depressão podem experimentar uma rápida flutuação no peso, seja por causa de hábitos alimentares e de exercícios alterados, ou como um sintoma direto da doença. O aumento do apetite é um sintoma de depressão em alguns pacientes e pode levar a um rápido ganho de peso na cintura.