O Instituto de Medicina estabeleceu intervalos de distribuição de macronutrientes aceitáveis - comumente abreviados como AMDR - para carboidratos, gorduras e proteínas em sua dieta diária. Recomenda que sua dieta seja composta de macronutrientes em certas porcentagens para que você receba energia e nutrição suficientes diariamente. Superenfatizar um macronutriente em sua dieta pode aumentar o risco de doenças crônicas.
Calcule sua ingestão diária atual de calorias a partir dos rótulos dos produtos, somando todas as calorias que você consome durante o dia. Use calculadoras de calorias on-line gratuitas para determinar sua ingestão calórica diária recomendada, considerando sua idade, altura, peso, sexo e nível de exercício.
Multiplique sua ingestão diária de calorias em 45 a 65% para calcular sua ingestão diária recomendada de carboidratos. Divida a resposta por 4 para converter de calorias em gramas. No exemplo de uma dieta de 2.000 calorias por dia, determine a porção de carboidrato multiplicando 2.000 por 0,50, produzindo 1.000 calorias, e divida esse resultado por 4 para chegar a 250 g de carboidratos.
Multiplique sua ingestão diária de calorias em 20 a 35% para calcular sua ingestão diária recomendada de gorduras. Divida a resposta por 9 para converter de calorias em gramas. No exemplo, determine a porção de gordura multiplicando 2.000 por 0,25, produzindo 500 calorias, e divida esse número por 9 para obter aproximadamente 55,5 g de gorduras.
Multiplique sua ingestão diária de calorias em 10 a 35 por cento para calcular a ingestão diária recomendada de proteínas. Divida a resposta por 4 para converter de calorias em gramas. No exemplo, determine a porção de proteína multiplicando 2.000 por 0.25, produzindo 500 calorias e divida esse número por 4 para resultar em 125 g de proteínas.
Dica
As porcentagens você escolhe para carboidratos, gorduras e proteínas deve adicionar até 100 por cento.