Como funciona
A planta de aloe produz dois compostos. O látex de aloé é um suco amarelo amargo que é formado logo abaixo da pele da folha, e o gel de aloe claro é encontrado na parte interna da folha. Suco de aloe contém produtos químicos chamados glicosídeos de antraquinona que são fortes laxantes. As substâncias ativas no gel são glicoproteínas e polissacarídeos, que atuam para bloquear a dor ea inflamação, reparação de tecidos e impulsionar o sistema imunológico.
Efeitos benéficos
Evidências preliminares sugerem que o gel de aloe pode ter efeitos benéficos em "certain types of kidney disease.", 3, [[Um estudo publicado no "Indian Journal of Experimental Biology" em 2004 mostrou que animais de laboratório diabéticos com doença renal induzida por diabetes que receberam gel de aloe tiveram melhora em sua doença renal em comparação com um grupo controle de animais que não receberam aloe. Os autores sugeriram que o aloe gel pode ter efeitos protetores contra o dano renal produzido pelo diabetes tipo 2.
Efeitos Tóxicos
De acordo com o NIH, o suco de aloe pode causar lesão renal potencialmente grave e possivelmente a morte. De fato, em 2002, o "American Journal of Kidney Diseases" publicou um relato de caso de um homem que foi hospitalizado com insuficiência renal após tomar suco de aloe. Após várias semanas de diálise renal, essa pessoa recuperou lentamente sua função renal. O NIH adverte que, se você tem doença renal, você deve evitar o suco de aloe, porque pode piorar a sua condição.
Outras considerações
Se você tomar suco de aloe, você pode experimentar alguns efeitos colaterais, como dor de estômago e cólicas, diz o NIH. Quando tomado em grandes doses por um longo período, o suco de aloe pode causar outros problemas sérios, incluindo distúrbios cardíacos, fraqueza muscular, diarréia e perda de peso. Evite suco de aloe durante a gravidez ou amamentação.