O esmalte dentário, que consiste principalmente de sais de cálcio, é a substância mais difícil em seu corpo, "according to Dentalfind.com.", 3, [[Proteínas chamadas esmalinas e amelogenina formam a camada dura do esmalte, que protege a dentina no interior. Esmalte maduro não contém células e resiste a bactérias, uma vez que não está vivo. Dentes "novos" como aqueles em crianças e adultos jovens não têm esmalte forte e são mais propensos a serem danificados por ácidos produzidos tanto pela quebra do açúcar quanto por bebidas ácidas como suco de laranja.
Acidez e Esmalte p> Qualquer líquido com um pH de 7 é neutro, nem ácido nem alcalino. A água se encaixa nessa descrição. Qualquer líquido com um pH inferior a 5,5 pode danificar o esmalte do dente, causando desmineralização. Uma diferença de uma unidade de mudança no pH é igual a uma diferença de 10 vezes na acidez de um líquido, de acordo com a 21st Century Dental, no Texas. A desmineralização, ou perda de material dentário, começa com um pH de 5,5. A bebida ácida diminui a dureza do esmalte e aumenta a rugosidade da superfície do esmalte, tornando mais fácil para os alimentos ficarem presos nos cantos e recantos e causar cárie dentária. O suco de laranja tem um pH entre 2,8 e 4,19, dependendo de onde veio e da marca.
Comparação de acidez do suco de laranja
Quanto menor o número, mais ácida a substância é. Comparado ao suco de laranja, cranberry, limão e suco de limão, todos têm pH mais baixo, variando de 2 a 2,6. A maioria das colas; Sucos de maçã, abacaxi e toranja; e os chás têm um pH que varia de 2,5 a 4. O suco de laranja também tem um alto teor de açúcar; açúcares alimentam as bactérias encontradas na placa que se acumula no esmalte dos dentes. Como as bactérias quebram o açúcar, elas produzem um subproduto com alto teor de ácido, o que prejudica ainda mais o esmalte dos dentes. O suco de laranja também é rico em açúcar, que se converte em ácido na boca, e contribui para a cárie dentária, de acordo com um relatório do Elmhurst College.
Prevenindo Dano
Você não tem que evitar OJ para o resto da sua vida porque tem um alto teor de ácido. Você pode tomar medidas para garantir que o ácido - assim como o açúcar - não fique na boca ou nos dentes por mais tempo do que o necessário. Bebericar uma bebida lentamente por 20 minutos dá ao ácido mais chance de danificar os dentes do que beber rapidamente, explica o dentista YanFang Ren, do Centro de Saúde da Universidade de Rochester, em entrevista ao "Science Daily". Beber através de um canudo também ajuda a manter o suco de laranja e outras bebidas ácidas longe dos dentes. Swish água ao redor de sua boca depois de beber suco de laranja. Ter seus dentes selados com uma camada protetora ajuda a manter o ácido fora do esmalte nos molares. Usar um creme dental à base de flúor para escovar duas vezes ao dia e fazer um tratamento com flúor uma vez por ano também combate a deterioração do esmalte dentário.