Os miomas são tumores benignos que frequentemente se desenvolvem nas paredes uterinas. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, muitas mulheres desenvolvem miomas uterinos aos 50 anos. Os sintomas do crescimento dos miomas incluem sangramento menstrual intenso, aumento do baixo-ventre, dor lombar e sexo doloroso. A causa desses crescimentos é desconhecida; no entanto, a doença pode ocorrer em famílias. Níveis hormonais, especificamente estrogênio e progesterona, controlam o tamanho e a origem dos miomas. Um fator de risco para miomas uterinos é dieta e peso. Um estilo de vida saudável que inclua uma mudança nos hábitos alimentares pode ser uma forma de prevenir ou diminuir o crescimento.
Elimine ou reduza as quantidades de carne vermelha e presunto em sua dieta. De acordo com o site do Departamento de Saúde dos EUA, Saúde da Mulher, consumir esses produtos animais coloca você em um risco maior para o desenvolvimento de miomas.
Aumente a quantidade de verduras que você come. Legumes podem incluir alface, brócolis, feijão verde, couve de Bruxelas ou espinafre. Coma uma salada antes de cada refeição e adicione pelo menos um vegetal verde ao almoço e ao jantar. Use a cor como sua chave: Qualquer vegetal verde tem o potencial para protegê-lo do desenvolvimento de miomas.
Perca peso se você é obeso. Crie planos de refeição que diminuem a ingestão de calorias. Por exemplo, considere cortar porções ao meio: se você normalmente come dois peitos de frango, prepare apenas um. Isso deve efetivamente reduzir suas calorias.
Adicione grãos integrais, farelo de trigo e outros alimentos ricos em fibras às suas refeições. Um efeito colateral dos miomas pode ser constipação; fibra adicional pode ajudar a eliminar esse problema.
Beba muita água diariamente. Monitore sua ingestão de água para garantir que você beba pelo menos oito copos todos os dias. Exercício deve ser parte de seu plano para evitar miomas, especialmente se você estiver com sobrepeso. Crie uma rotina de exercícios que inclua exercícios cardiovasculares e de fortalecimento muscular. Isso deve reduzir seu peso e melhorar sua saúde geral. A National Uterine Fibróide Foundation também recomenda tomar medicamentos anti-inflamatórios sem receita, como o ibuprofeno, para ajudar a controlar a dor e diminuir o crescimento dos miomas.
Advertências>
O sangramento excessivo dos miomas pode levar a anemia. Se você começar a ter períodos pesados ou manchas excessivas entre os ciclos, consulte seu médico. Se você estiver com dor pélvica e sangramento, não assuma que é mioma. Deixe o seu médico examiná-lo para descartar outras condições mais graves.