Os cálculos renais estão entre os primeiros distúrbios urológicos registrados e mais dolorosos do mundo. De acordo com o National Kidney e Urologic Disease Information Clearinghouse, as pedras nos rins são responsáveis por 500.000 visitas ao pronto-socorro a cada ano. Embora estratégias específicas para prevenção ou tratamento da formação de cálculos requeiram uma consulta com seu médico, pesquisas indicam que beber suco de laranja pode inibir um certo tipo de pedra nos rins
Pedras Renais
Aproximadamente um milhão de pessoas têm pedras nos rins nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Os cálculos renais geralmente começam como depósitos minúsculos no centro do rim, onde a urina se acumula antes de viajar para o ureter - o tubo que conecta o rim e a bexiga. Durante um período de anos, à medida que mais material se apega ao depósito, ele pode criar um cristal sólido. Estes cristais podem consistir em sais de cálcio, ácido úrico ou estruvita - um tipo de cristal composto de magnésio. Os cálculos renais geralmente não causam desconforto até passarem do rim para o ureter. Uma pedra desalojada pode resultar em dor intensa, calafrios, febre, sudorese, náuseas e vômitos.
Teoricamente, o suco de laranja rico em vitamina C pode ajudar a prevenir certos cálculos renais. De acordo com o "The New York Times", o suco funciona da mesma maneira que o citrato de potássio medicação de pedra nos rins. O suco de laranja tem altos níveis de ácidos cítricos que parecem diminuir os níveis de cálcio na urina, reduzindo a quantidade de cálculos renais de cálcio. De acordo com a Dra. Clarita Odvina, professora assistente de medicina interna no Centro de Minerabolismo Mineral e Pesquisa Clínica Charles and Jane Pak, "o suco de laranja pode potencialmente desempenhar um papel importante no tratamento de doenças renais e pode ser considerado uma opção para pacientes que são intolerantes ao citrato de potássio. "Um estudo de 2006 realizado no Centro de Pesquisa Clínica Geral da Southwestern UT em Dallas, Texas, observou 13 voluntários - alguns com história de cálculos renais - consumido 13 oz. de suco de laranja, limonada ou água destilada três vezes ao dia com refeições com baixo teor de cálcio e baixo teor de oxalato. A limonada não aumentou os níveis de citrato - um inibidor natural da formação de cálculos renais. O suco de laranja, no entanto, aumentou a quantidade de citrato na urina, reduzindo a cristalização do ácido úrico e oxalato de cálcio - o composto mais proeminente encontrado em pedras nos rins. Pesquisadores teorizam que o íon de potássio encontrado no citrato de suco de laranja pode ser a chave para a eficácia do suco de laranja na prevenção de cálculos renais de oxalato de cálcio. Mais pesquisas científicas são necessárias, no entanto.
Considerações
Grandes doses de suco de laranja podem causar úlceras na boca, dores de estômago, diarréia, inchaço, vômitos, indigestão, dores de cabeça e urina com cheiro forte. Efeitos colaterais mais significativos incluem dor nas costas, insônia, cáries dentárias e deficiência de cobre. Superdoses extremas de vitamina C podem causar um aumento do risco de envenenamento por ferro, especialmente em pessoas com hemocromatose hereditária. Além disso, de acordo com Phyllis A. Balch, consultora nutricional certificada e autora do livro "Prescription for Herbal Healing", altas doses contínuas de vitamina C podem realmente contribuir para a formação de cálculos renais.