Doenças auto-imunes são condições nas quais o seu sistema imunológico é hiperativo e responde de maneira dura a tecidos e substâncias em seu corpo. As doenças afetam mais de 23,5 milhões de americanos, segundo o Centro Nacional de Saúde da Mulher. Formas comuns incluem doenças da tireoide, diabetes tipo 1, doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e colite, psoríase cutânea e artrite reumatóide. Além de tratamentos médicos, uma dieta saudável, limitada em determinados alimentos, pode melhorar seus sintomas.
Red Meat
A carne vermelha, embora rica em proteínas e nutrientes, como ferro, pode representar problemas se você tiver uma doença auto-imune. As doenças auto-imunes podem causar complicações leves a graves nas capacidades do sistema imunológico e aumentar o risco de sintomas que variam de febre e dor nas articulações a fadiga extrema e perda de peso não intencional. Eliminar a carne vermelha da sua dieta pode ajudar a minimizar esses efeitos, de acordo com a Cleveland Clinic. A carne vermelha é muitas vezes rica em gordura saturada, o que pode aumentar a inflamação em seu corpo e prejudicar a saúde do seu coração. Carnes vermelhas particularmente ricas em gordura saturada incluem carnes de órgãos, cordeiro, entrecosto, porterhouse e bife do lombo e carnes processadas.
Manteiga e Margarina
Manteiga e margarina são fontes adicionais de gordura saturada. A margarina também contém gorduras trans - gorduras produzidas através de um processo no qual o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal. As gorduras trans podem causar mais danos cardiovasculares do que as gorduras saturadas, uma vez que aumentam o colesterol LDL, ou "ruim", e reduzem o HDL, ou colesterol "bom". Para proteger seu sistema imunológico, a Cleveland Clinic recomenda evitar manteiga e margarina e optar por formas de gordura insaturada, como o azeite.
Carboidratos refinados
Fontes de carboidratos refinados, como farinha e açúcar enriquecidos, adicionam calorias mas poucos benefícios nutricionais aos alimentos. Ao contrário de grãos integrais e vegetais ricos em amido, pães enriquecidos, massas, cereais e salgadinhos fornecem pouca fibra e podem ter um impacto prejudicial nos níveis de açúcar no sangue. Se você está propenso a constipação, devido ao hipotireoidismo ou à doença celíaca, os alimentos com pouca fibra podem piorar seus sintomas. Muitas fontes de carboidratos refinados contêm glúten - uma proteína de armazenamento que desencadeia os sintomas da doença celíaca.
Alergênicos suspeitos
Alergias alimentares podem coexistir com doenças auto-imunes. Por exemplo, existe uma ligação significativa entre as doenças autoimunes da tireoide e a doença celíaca. A eliminação de alérgenos alimentares suspeitos, como trigo, glúten, milho, soja, aditivos alimentares e produtos lácteos, pode ajudar a reduzir os sintomas de doenças como o hipertiroidismo, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Como muitos potenciais alérgenos alimentares são fontes valiosas de nutrientes e fibras, busque orientação com seu médico ou nutricionista antes de eliminá-los completamente de sua dieta.