O feijão é um alimento nutritivo, rico em carboidratos e com baixo teor de gordura. O Dr. Robert Atkins, autor do último best-seller de vários livros sobre dietas, discordou. Sua lista de alimentos que as pessoas deveriam comer regularmente não incluía nenhum feijão, e ele recomendou que você não comesse feijão nos estágios iniciais de suas dietas.
Os feijões causam gordura?
Atkins discordou de muitos outros especialistas médicos sobre se o feijão é um alimento saudável porque ele acreditava que os alimentos ricos em carboidratos causavam obesidade ao elevar os níveis de açúcar no sangue e as gorduras causavam "virtualmente nenhuma elevação de açúcar no sangue". Muitos outros especialistas médicos acreditam que você deve ingerir mais feijão e outros alimentos ricos em carboidratos para perder peso e considerar o feijão como uma excelente alternativa às carnes com alto teor de gordura como fonte de proteína. "Comer gordura faz você engordar", escreveu o Dr. Dean Ornish no "Programa Dr. Dean Ornish para reverter doenças cardíacas."
Contador de Carboidratos
Comer alguns alimentos ricos em carboidratos foi tão importante para Atkins que ele inseriu um "Carbohydrate Gram Counter" na capa interna de "Dr. Atkins 'New Diet Revolution". O gráfico mostra que os feijões têm mais carboidratos por porção do que todas as carnes e queijos e praticamente todas as frutas e vegetais. Feijão da Marinha tem 23,9 gramas de carboidratos por porção, grão de bico 22,5 gramas, feijão-bebê 21,2 gramas, feijão preto 20,4 gramas, lentilhas 19,9 gramas e feijão vermelho 19,8 gramas. Somente a soja, com 9,9 gramas de carboidratos por porção, é relativamente baixa em carboidratos.
Sem Feijão Para Semanas - Atkins recomenda que você não coma feijão durante a fase de indução de sua dieta. Isso significa que você não pode comer nenhum feijão por pelo menos duas semanas. Quanto mais peso você precisa perder, mais longa é a fase de indução.
A segunda fase da dieta, Perda de Peso Contínua, dura até 5 a 10 libras acima do peso e inclui uma "escada de carboidratos" que permite aumentar sua ingestão de carboidratos em 5 gramas por semana, começando com legumes. A escada tem nove grupos de alimentos, e os feijões estão no Grupo 6. A composição rica em carboidratos dos feijões significa que você não pode ingerir muitos grãos durante várias semanas.
Um pouco mais de feijão -
A dieta de Atkins permite você come mais feijão durante as duas últimas fases.
Você pode ingerir mais 10 gramas de carboidratos por semana na fase de pré-manutenção, que dura até chegar ao seu peso ideal. Vários grãos contêm 10 gramas de carboidratos em 1/4 xícara - feijão, feijão preto, feijão branco, feijão e feijão. Na lista da Atkins de alimentos Lifetime Maintenance, nenhum feijão está na categoria "coma regularmente". Soja, feijão e ervilhas secas estão no grupo "coma com moderação", e todos os outros feijões estão na categoria "coma com moderação".
Atkins 'Pyramid