Os atletas adolescentes queimam calorias incrivelmente rápido. Isso ocorre porque seus corpos ainda estão crescendo rapidamente enquanto gastam energia extra através de atividades esportivas. Se um atleta adolescente não come o suficiente ou não ingere os tipos certos de nutrientes, ele corre o risco de diminuir o desempenho atlético e os possíveis problemas de crescimento. A alimentação saudável permite que um atleta adolescente atinja seu melhor desempenho sem comprometer a saúde geral.
Calorias
O site KidsHealth.org, administrado pela Fundação Nemours, afirma que atletas adolescentes podem precisar de entre 2.000 a 5.000 calorias cada dia apenas para manter seu peso corporal e necessidades energéticas. Se uma adolescente não ingerir calorias suficientes, ela perderá peso e os níveis de energia diminuirão. Lanche freqüente é uma maneira importante que os atletas adolescentes podem comer saudável, porque lhes permite obter as calorias extras que necessitam.
Carboidratos
Carboidratos são muito importantes para os atletas adolescentes, porque eles são a principal fonte de combustível para o corpo. KidsHealth.org afirma que frutas, legumes e cereais integrais, como arroz integral, pão integral e farinha de aveia, são escolhas saudáveis de carboidratos, porque eles são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Karen Bergs, nutricionista registrada da Universidade Estadual de Utah, recomenda que os atletas adolescentes consumam de 60% a 65% de suas calorias de carboidratos. Por exemplo, se ingerirem 2.200 calorias em um dia, elas devem ingerir pelo menos 330 gramas de carboidratos.
Proteína
Um atleta adolescente precisa de proteína porque ajuda a fortalecer os músculos. A Universidade Estadual de Utah recomenda que atletas adolescentes consumam de 12 a 15% de suas calorias de proteína, mas eles não devem exagerar na proteína, pois comer muita proteína pode ter efeitos colaterais prejudiciais, como problemas no fígado. Boas fontes de proteína incluem peixes, aves, produtos lácteos, nozes, ovos, produtos de soja e tofu.
Gordura
Alimentos ricos em gordura são muitas vezes estereotipados como sendo insalubre. Adolescentes que estão assistindo seu peso geralmente tentam evitar a gordura em sua dieta, mas a gordura é um nutriente importante e não deve ser ignorada pelo atleta adolescente. KidsHealth.org afirma que as gorduras são usadas para energia de longa duração. Eles recomendam comer gorduras saudáveis, como salmão, abacate, azeite e nozes. Gorduras devem ser 20 a 30% da dieta de um atleta adolescente.
Embora não seja considerado como um nutriente, a água é, na verdade, um dos nutrientes mais importantes que existe. Atletas adolescentes correm risco de desidratação se não beberem continuamente água durante toda a atividade física. KidsHealth.org afirma que quando os atletas adolescentes perdem água através do suor, eles podem se tornar fracos e cansados. Recomenda-se beber água antes e depois do exercício e a cada 15 a 20 minutos durante o exercício. Não há uma quantidade específica de água que todos os atletas adolescentes precisem beber, pois a quantidade necessária depende da duração e intensidade do esporte, bem como do peso corporal. O mais importante é beber água com frequência.