O corpo precisa de combustível e 40% a 65% dele deve vir de carboidratos. Este macronutriente - encontrado em quase toda parte - fornece energia, fibra e nutrientes. Grãos, frutas, legumes, produtos lácteos e até açúcar contêm carboidratos em quantidades variadas. Açúcar e grãos refinados fornecem poucos nutrientes e muitas calorias, então algumas pessoas decidem eliminar totalmente os carboidratos. Mas não comer carboidratos suficientes pode prejudicar sua saúde.
A quantidade mínima exigida
Consumir menos de 35% de suas calorias totais de carboidratos é considerado insuficiente e geralmente é feito em um esforço para perder peso. . Enquanto alguns podem perder peso a curto prazo, não é por causa dos carboidratos, mas sim uma diminuição no total de calorias. A longo prazo, esta dieta restritiva não leva a mais perda de peso em comparação com aqueles que reduziram as calorias. A eliminação de todo um grupo de alimentos também pode significar a falta de outros nutrientes na dieta.
O Fator de Fibra
A fibra é o verdadeiro nutriente de destaque encontrado em carboidratos. Os adultos devem procurar comer 25 a 35 gramas de fibra diariamente. As fibras ajudam a regular a remoção de resíduos da digestão, reduzem o risco de doenças cardíacas e regulam os níveis de glicose no sangue. Quando você não obtém carboidratos suficientes - e deixa de se concentrar em outras fontes de fibra - a ingestão adequada do nutriente fica comprometida. Isso pode levar à constipação, aumentar o risco de doenças cardíacas e deixá-lo sentir-se menos satisfeito.
As necessidades nutricionais
As pessoas que não comem carboidratos em quantidade suficiente podem encontrar sua dieta sem vitaminas B, folato, ferro, magnésio e selênio - perturbando sua saúde geral. As vitaminas do complexo B ajudam o corpo a transformar a comida em energia, de modo que o subconsumo pode levar a uma queda menor no seu passo. O folato é adicionado a muitos grãos e é vital para as mulheres que podem engravidar. A vitamina ajuda a desenvolver um cérebro saudável e sistema nervoso em bebês. A baixa ingestão de carboidratos também pode levar à diminuição da imunidade, prejudicando a saúde dos ossos e até mesmo a anemia.
Controle de Carboidratos
Há exceções, no entanto. A doença celíaca e diabetes são duas condições que exigem uma dieta controlada por carboidratos. Carboidratos podem afetar os níveis de açúcar no sangue de um diabético e devem ser monitorados de perto. Isso não significa eliminar o nutriente; em vez disso, os diabéticos precisam se concentrar no tipo e na quantia corretos. Aqueles que sofrem de doença celíaca são sensíveis ao glúten, que é encontrado em muitos alimentos ricos em carboidratos, por isso as alternativas devem ser encontradas. Em ambos os casos, é necessária uma abordagem equilibrada da alimentação para garantir que todas as necessidades de nutrientes sejam atendidas.