A manutenção de um peso saudável depende em grande parte dos tipos e quantidades de alimentos que você consome todos os dias. No entanto, o tamanho típico das proporções americanas, seja comer fora ou comer em casa, geralmente é muito maior do que o corpo precisa. Grandes porções levam a excessos, o que aumenta a ingestão de calorias e resulta em ganho de peso. Pratique tamanhos de porção saudáveis, lembrando algumas dicas visuais diferentes.
Calcule porções de grãos, como macarrão, arroz e pão, imaginando o tamanho de um disco de hóquei. Isso vem para cerca de 1/2 xícara. Para cereais, pense no tamanho do seu punho, ou cerca de 1 xícara.
Determine o tamanho da porção de peixe imaginando seu talão de cheques, ou cerca de 3 onças. Meça outros tamanhos de porções de carne do tamanho de um baralho de cartas, ou a palma da sua mão, que tem cerca de 3 onças.
Meça seus vegetais pensando em seu punho fechado, ou uma bola de beisebol. Esta é a dose certa para a maioria dos vegetais em 1 xícara. As frutas contêm mais açúcares e normalmente mais calorias e, como tal, precisam de um tamanho de porção menor. Pense em meia bola de beisebol por frutas, ou cerca de meia xícara. Para frutas secas, pense em um ovo grande ou bola de golfe, ou cerca de 1/4 xícara.
Calcule gorduras como manteiga de amendoim ou azeite, imaginando dois dados. Cada um deles representa cerca de 1 colher de chá.
Meça produtos lácteos como queijo com o tamanho de seis dados. Isso sai para cerca de 1 1/2 onças. Sorvete também pode ser medido, imaginando uma bola de tênis, ou cerca de meia xícara.
Dica
Tamanho da porção também pode ser controlado, olhando para a etiqueta nutricional na parte de trás dos seus alimentos. Compare o tamanho da porção com as calorias por porção.
Se dicas visuais não funcionarem para você, meça sua comida usando uma balança de comida e empacote as porções individualmente em sua geladeira.