O queijo parmesão acrescenta um sabor irresistível às receitas, incluindo massas, saladas, sopas e pizza. Se o parmesão está no cardápio depende da sua interpretação da dieta do caçador. Certos defensores da dieta declaram que os laticínios não são um alimento que foi consumido por seus ancestrais paleolíticos, caçadores-coletores e que não sustentam uma boa saúde. Outras versões das dietas dos caçadores promovem uma menor ingestão de carboidratos e permitem o queijo.
Uma dieta Paleo Hunter
Uma dieta caçador pode ser outro nome para a Dieta Paleo, que - como apresentado por um de seus desenvolvedores originais, Dr. Loren Cordain - é rico em carne, legumes, frutas, ovos, frutos do mar, peixe, nozes, sementes e óleos saudáveis, incluindo azeitonas e abacate. Estritamente proibidos na dieta são grãos, feijão e legumes, laticínios, batatas, açúcar refinado, alimentos processados, sal e óleos refinados.
Neste plano de dieta, você come como as sociedades antes da revolução agrícola; Ao fazer isso, você pode supostamente evitar certas condições de saúde modernas, incluindo obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Em uma interpretação tão rígida da dieta de caçadores, o queijo parmesão não é incluído porque é um produto lácteo e contém cerca de 390 miligramas de sódio por onça.
Dieta de caçador-fazendeiro
A dieta caçador-agricultor, desenvolvida pelo Dr. Mark Liponis, permite queijo parmesão para "caçadores". Liponis propõe que, embora todos tenham um metabolismo único, as pessoas geralmente têm características que se enquadram em uma de duas categorias: caçador ou agricultor. É mais provável que os caçadores sejam em forma de maçã, com pernas redondas e médias, enquanto os fazendeiros assumem a forma de uma pêra, pesados nos quadris, nádegas e coxas e magros na parte superior do corpo. Ele argumenta que cada tipo de corpo reage de maneira diferente aos hormônios insulina e cortisol, que ditam onde você armazena gordura em seu corpo.
Se você é um caçador, Liponis diz que você pode comer carnes, aves, peixes, laticínios. e ovos, bem como legumes frescos sem amido, livremente. Caçadores querem evitar grãos refinados, como pão branco e massas, bem como bebidas açucaradas e doces. Os agricultores, no entanto, devem enfatizar grãos integrais, legumes, massas e cereais, enquanto moderam a ingestão de carnes gordurosas, queijo e frituras. Nesta encarnação da dieta de caçador, o queijo parmesão é permitido para caçadores - e em quantidades modestas para os agricultores.
Qual é o problema com leite?
De acordo com Cordain, laticínios não poderiam ter sido um alimento consumido em tempos de caçadores-coletores porque a ordenha de um animal selvagem não é realista. O leite só se tornou uma parte regular da dieta humana nos últimos 10.000 anos, o que é um tempo relativamente curto em termos evolutivos. Ele argumenta que leite e laticínios aumentam a inflamação e podem contribuir para doenças, incluindo doenças cardíacas, síndrome metabólica e acne. Ele ainda alega que os benefícios nutricionais do leite são exagerados por nutricionistas e organizações de saúde.
Liponis tem uma abordagem medida para comer na dieta do caçador, que é muito menos didático e restritivo do que o rigoroso plano Paleo. Ele está mais preocupado em como o conteúdo de carboidratos e gorduras dos alimentos afeta o peso e a saúde das pessoas, e não o papel desses alimentos nas sociedades pré-históricas.
Se você inclui queijo parmesão em sua dieta dieta depende de suas preferências pessoais. Se você encontrar uma pitada de saladas, legumes assados e sopa de legumes à base de caldo têm um gosto melhor, adicione-os para que você tenha mais chances de comer mais desses alimentos nutricionalmente densos. Muitos planos de dieta saudáveis, incluindo algumas dietas anti-inflamatórias, incluem quantidades modestas do queijo como aromatizante em receitas. Em última análise, um plano de dieta equilibrada, que inclui uma variedade de alimentos de todos os principais grupos de alimentos ajuda a alcançar um corpo saudável e peso desejável. Laticínios podem ser uma adição saudável e nutritiva a refeições com muita proteína, cálcio e vitamina D.
Parmesão tem um sabor pungente, então você não precisa de grandes quantidades para adicionar sabor. Mas, se você está comprometido com um estrito plano Paleo, você pode deixá-lo fora de receitas que o chamam como um ingrediente de acabamento.