O uso da dieta como tratamento complementar e alternativo para o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade permanece controverso. Até o momento, não há uma dieta específica cientificamente comprovada para tratar o TDAH. Algumas terapias dietéticas se concentram em ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos e eliminar o açúcar adicionado e os adoçantes artificiais. Alguns pesquisadores teorizam que comer muito açúcar pode contribuir para os sintomas de TDAH. Pesquisadores examinaram vários padrões alimentares para determinar se um determinado padrão de alimentação está ligado a um risco aumentado de "ADHD symptoms in children.", 3, [[Eles descobriram que o padrão "lanche" - caracterizado por uma alta ingestão de fast food e carnes processadas - está ligado a um aumento do risco de TDAH. Em contraste, um padrão alimentar saudável tradicional - caracterizado por uma dieta pobre em gordura, rico em carboidratos saudáveis e rico em minerais e ácidos graxos essenciais - estava ligado a um menor risco de TDAH.> Escolha os alimentos o mais próximo possível do seu estado natural, pois os aditivos alimentares podem agravar os sintomas, recomenda a nutricionista Marcia Zimmerman em "The ADD Nutrition Solution". Comece com um café da manhã rico em proteínas, como omelete de ovo e vegetais com queijo com baixo teor de gordura. Outras boas opções de café da manhã incluem iogurte natural, sem açúcar, com frutas frescas e granola e farinha de aveia antiquada com leite desnatado e frutas. Leve lanches saudáveis para comer entre as refeições, como nozes secas com baixo teor de sódio, ovos cozidos, queijo de baixa caloria, sementes de girassol com baixo teor de sódio e manteiga de amendoim sem adição de açúcar no pão integral. -Protein Entrees
Pack fácil de transportar, almoços de alta proteína. Algumas idéias incluem carne caseira e sopa de legumes com biscoitos integrais e uma maçã; tortilha de grãos inteiros de feijão preto e recheio de legumes com queijo cottage baixo teor de gordura e fatias de pêssego; e sanduíche de frango grelhado com iogurte grego e amêndoas. Opções de jantar com alto teor de proteína são Sloppy Joes com 99% de carne moída magra em um pão integral; espaguete e almôndegas com macarrão integral e veggies; e veggie stir-fries com camarão ou tofu.
Power Protein Shopping
Para construir refeições em torno da proteína, adicione alimentos protéicos à sua lista de compras. Adquira cortes de carne magra, aves e frutos do mar para jantares saudáveis, ou tofu e legumes para refeições sem carne. Pegue o leite com baixo teor de gordura, iogurte, queijo cottage, ovos, queijo creme, queijo de corda e queijos não processados como havarti, suíço e colby do corredor de laticínios. Inclua bolachas, tortillas, pão e pão pita feito de 100 por cento de grãos integrais, e escolha uma variedade de nozes e sementes, bem como manteiga de amendoim sem adição de açúcar. Verifique barras de saúde totalmente naturais e com baixo teor de açúcar para lanches em viagem e obtenha uma variedade de frutas e legumes.