O consumo de leite está em seu nível mais baixo em 36 anos, de acordo com o "Chicago Tribune", em fevereiro de 2013. Você pode optar por seguir uma dieta livre de produtos lácteos para crenças religiosas ou pessoais ou você pode ter que abandonar o leite devido à intolerância ou alergias. Não importa o motivo da remoção de produtos lácteos da sua dieta, você terá que ser dedicado e diligente a seguir uma dieta totalmente livre de produtos lácteos.
Eduque-se sobre viver um estilo de vida livre de laticínios lendo livros e blogs de nutrição dedicados ao assunto. Use essas fontes educacionais para planejar suas refeições livres de produtos lácteos durante a semana e fazer uma lista de compras para os ingredientes que você precisa para que você não se sinta sobrecarregado no supermercado.
Substitua o leite de vaca com qualquer uma de suas alternativas não-comerciais. Algumas opções incluem soja, amêndoa, caju, avelã, cânhamo, aveia, linho, arroz e leite de coco. Faça o seu próprio leitelho adicionando uma colher de sopa de vinagre branco a uma xícara de leite de soja.
Troque o queijo por alternativas não lácteas, como tofu ou queijo de soja e substitua o iogurte por soja. versões baseadas. Iogurtes de soja estão disponíveis simples ou aromatizados com frutas. Substitua o creme em seu café com creme sem leite e a manteiga em sua torrada com manteiga de amendoim ou uma alternativa de manteiga de soja sem laticínios. Queijos cremosos e cremes amargos Nondairy, muitos dos quais são feitos de soja, também estão disponíveis. À medida que as dietas livres de produtos lácteos aumentam em popularidade, também aumenta a disponibilidade de alternativas não-comidas.
Diga adeus aos sorvetes e ola para sorvetes ou leite de soja, leite de arroz ou sorvete de leite de coco. . Alguns sherbets também são livres de produtos lácteos, mas verifique os rótulos, pois alguns contêm leite.
Verifique os rótulos com cuidado. Muitos alimentos processados são feitos com produtos lácteos. Estes produtos lácteos nem sempre são listados como “leite” ou “queijo” nas listas de ingredientes. Evite alimentos que contenham caseína, coalhos, creme de leite, lactalbumina, lactoferrina, lactoglobulina, lactose, soro de leite, caseinato de zinco e caseinato de cálcio. Essa lista não é exaustiva. Ao cortar laticínios, familiarize-se com todos os ingredientes que contêm laticínios. Procure produtos rotulados como veganos, pois esses alimentos não contêm qualquer tipo de laticínios ou outros produtos animais. Alguns alimentos embalados também contêm avisos de que o alimento foi processado em uma instalação onde pode ter entrado em contato com produtos lácteos. Se você tem uma alergia a laticínios, procure e siga estas advertências.
Cuidado com fontes ocultas de produtos lácteos. Algumas fontes de laticínios não são tão óbvias quanto outras. Alguns adoçantes artificiais, balas de menta, balas, gomas de mascar, caldos de frango, carnes de almoço, misturas de especiarias e medicamentos podem conter leite ou produtos lácteos. Nunca assuma que um item é livre de produtos lácteos sem verificar o seu rótulo.