O ovo contém muitos elementos nutritivos que o cérebro e outras células do seu corpo necessitam diariamente. No entanto, os ovos contêm uma alta quantidade de colesterol, que é conhecida por estar associada a doenças cardiovasculares e deve ser evitada. Se você é uma pessoa saudável, você pode comer ovos com moderação para se beneficiar de seu valor nutritivo para o cérebro.
Ovo Nutrição
Um ovo grande contém cerca de 70 calorias. O conteúdo primário, em peso, é de aproximadamente 6,3 g de proteína e 4,8 g de gordura total. Além de conter muitas vitaminas e minerais, um ovo contém cerca de 200 mg de colesterol. A Clínica Mayo diz que indivíduos saudáveis devem limitar sua ingestão de colesterol a menos de 300 mg por dia. Pessoas com doença cardiovascular, diabetes ou níveis sangüíneos elevados de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, devem limitar a ingestão de colesterol a menos de 200 mg por dia.
Proteína
Seu cérebro requer um suprimento estável de glicose para sua energia. Grandes variações diárias na concentração de glicose podem ter um efeito negativo na memória cerebral e nas funções cognitivas. A proteína dentro dos ovos é a proteína de maior qualidade de qualquer alimento. Essa proteína pode fazer você se sentir mais completo por longos períodos de tempo, fazendo com que você mantenha níveis mais estáveis de glicose no sangue. A proteína de alta qualidade nos ovos também forma um componente necessário de importantes neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina. Estas são substâncias químicas que as células cerebrais usam para se comunicar entre si. O efeito líquido de todos esses processos no cérebro é uma sensação melhorada de energia e vigilância.
Choline
Os ovos são ricos em colina, que é um nutriente essencial que ajuda a função cerebral em adultos. No entanto, a pesquisa mostrou que apenas 10 por cento dos adultos recebem a quantidade recomendada de colina todos os dias. A colina é usada para manter a estrutura de todas as membranas celulares. A colina também serve como ingrediente chave na fabricação de neurotransmissores, de modo que as células cerebrais possam se comunicar entre si e com as células musculares. Para o feto, o alto teor de colina nos ovos obtidos da dieta da mãe pode ajudar o cérebro a desenvolver-se normalmente e pode até mesmo prevenir defeitos congênitos.
Os benefícios nutricionais para o cérebro de comer ovos devem ser pesados contra o alto teor de colesterol do ovo. Segundo a Clínica Mayo, isso significa que, ao ingerir um óvulo, basta limitar outras fontes de colesterol pelo restante do dia. Evite produtos lácteos com alto teor de gordura e substitua os legumes por carne naquele dia. Para evitar o colesterol extra, use apenas as claras, que não contêm colesterol. Você também pode usar substitutos de ovo sem colesterol, que são essencialmente claras de ovo.