Seu sistema imunológico é uma rede que trabalha para impedir que substâncias nocivas, como vírus, bactérias e substâncias químicas, entrem e desencadeiem doenças no corpo. Embora um sistema imunológico forte reduza o risco de problemas de saúde e aumente a cura assim que você os tiver, a função imunológica deficiente aumenta o risco de doenças e pode retardar ou impedir a cura. Uma dieta saudável, limitada em certos alimentos, pode proteger contra esses riscos.
Carne vermelha
A carne vermelha é uma das principais fontes de gordura saturada, o que pode aumentar a inflamação em seu corpo - uma maneira comum de seu corpo reage a substâncias nocivas, lesões e doenças. Para melhorar a função imunológica, uma revisão na edição de novembro de 2013 da "Sociedade Americana de Nutrição" recomenda trocar a carne vermelha de sua dieta em troca de outra fonte de proteína. Escolha peixes oleosos para proteína em vez disso. Peixes oleosos, como salmão, cavala e alabote, fornecem ácidos graxos ômega-3 - gorduras essenciais com propriedades anti-inflamatórias.
Fried Foods
Alimentos fritos, como batatas fritas, batatas fritas e frituras doces, são fontes ricas adicionais de gordura saturada. Muitos também contêm gorduras trans, o que pode aumentar o seu LDL, ou colesterol "ruim" e reduzir o seu HDL, ou "bom" colesterol, de acordo com a American Heart Association, aumentando significativamente o risco de doenças cardíacas. Para obter maiores benefícios, substitua os alimentos fritos em sua dieta por quantidades moderadas de fontes de gordura saudáveis, como nozes, sementes, abacates e óleos vegetais.
Açúcares adicionados
Os açúcares adicionados contribuem com sabor e calorias doces, mas poucos nutrientes, aos alimentos. Consumir 8 colheres de sopa de açúcar, ou a quantidade encontrada em uma lata de refrigerante de 12 onças, pode reduzir a capacidade das células brancas do sangue de destruir os germes em 40%, de acordo com o Centro de Leis Ambientais do Reino Unido. Este efeito imunossupressor pode começar dentro de 30 minutos após a ingestão e durar até 5 horas. Outros alimentos particularmente ricos em açúcar incluem doces, cereais coloridos, xarope de panqueca, geléia, geléia, glacê, sobremesas congeladas e bolos preparados comercialmente, biscoitos, doces e tortas. Alternativas saudáveis incluem molho de maçã sem açúcar, barras congeladas de frutas, chá adoçado com stevia e muffins de farelo de baixo teor de açúcar.
Grãos refinados
Grãos refinados, como farinha branca, arroz instantâneo e massas enriquecidas, contêm poucos nutrientes e pouca fibra em comparação com os grãos integrais naturais de que eles derivam. A edição de maio de 2010 do "Brain, Behavior and Immunity" relata que aumentar o consumo de fibras fortalece sua função imunológica, então troque o pão branco e outros alimentos refinados por 100% de grãos integrais. As opções nutritivas incluem aveia, cevada, arroz selvagem, arroz integral e pipoca a ar.
, , ] ]