casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Benefícios da dieta com baixo teor de gordura

A gordura é um macronutriente essencial, mas muita gordura é prejudicial à saúde. Uma dieta com baixo teor de gordura tem muitos benefícios para a saúde. Métodos saudáveis de cozinhar e decisões inteligentes quando comer fora podem suportar uma dieta com baixo teor de gordura. De acordo com o Medline Plus, a gordura é essencial para controlar inflamação, coagulação do sangue, desenvolvimento do cérebro, energia, pele saudável e cabelo e absorção de vitaminas A, D, E e K. A gordura vem em três formas: gordura insaturada, gordura saturada e gordura trans. Gorduras insaturadas incluem gordura de oliva e óleos vegetais, nozes, abacate e peixe. As gorduras saturadas e trans estão na manteiga, banha, creme, gordura, margarina, óleos parcialmente hidrogenados, óleo de coco e dendê, casca de frango e gordura da carne. As gorduras insaturadas são mais saudáveis do que as gorduras saturadas e trans, porque podem ajudar a prevenir doenças cardíacas. Diretrizes dietéticas federais recomendam que menos de 30% das calorias diárias provenham da gordura e que menos de 10% provenham da gordura saturada.

Gordura é rica em calorias e do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). diz que consumir muitas calorias causa ganho de peso e obesidade. A obesidade é um fator de risco para doenças cardíacas, diabetes, câncer, doenças hepáticas e renais, derrame, imobilidade e problemas para respirar e dormir. Uma dieta com baixo teor de gordura sustenta um peso estável e pode prevenir o ganho de peso porque é mais pobre em calorias que uma dieta rica em gordura. Uma dieta com baixo teor de gordura suporta a perda de peso e geralmente limita todos os tipos de gordura, porque a perda de peso requer uma redução no total de calorias. O USDA diz que muita gordura, especialmente gorduras saturadas e trans, contribui para a coleta de gordura nas artérias, o que pode levar a doenças cardíacas, ataque cardíaco e derrame. Uma dieta com baixo teor de gordura não apenas reduz o risco de doenças cardíacas, mas também protege o corpo, porque alimentos naturalmente com baixo teor de gordura tendem a ser ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Segundo o USDA, as fibras podem baixar o colesterol e a pressão sanguínea. Antioxidantes previnem doenças como o câncer destruindo substâncias químicas nocivas chamadas radicais livres.

Alimentos com baixo teor de gordura

Alimentos com baixo teor de gordura incluem frutas e vegetais, grãos, feijões, legumes, baixo teor de gordura ou sem gordura produtos lácteos e proteínas magras. Exemplos de proteínas magras incluem peito de frango sem pele, carne moída magra ou peru, lombo de porco, peixe, marisco, ovos e produtos de soja. As bebidas hipocalóricas naturalmente isentas de gordura incluem água, 100% de suco de frutas, chá sem açúcar, café preto e refrigerante diet.

Alimentos ricos em gordura são aqueles feitos com muitas gorduras saturadas e trans, como fast foods, alimentos processados, salgadinhos, maionese, cremes de saladas cremosos, chantilly, molho feito com gotejamentos de carne, sopas cremosas, sorvete e chocolate. Milkshakes, bebidas de café misturado e bebidas alcoólicas de sobremesa são exemplos de bebidas que podem ser ricos em gordura.

Considerações

Grelhar, grelhar, escalfar, ferver, cozinhar e assar são métodos de cozimento com pouca gordura que usam pouco ou nenhum óleo ou manteiga. Ao comer fora, a American Dietetic Association sugere a solicitação de molhos de salada, molhos e maionese no lado, porque estes tendem a ser ricos em gordura e calorias. Encomendar café com leite desnatado ou sem gordura, obter legumes cozidos no vapor em vez de legumes refogados e grudar em caldos transparentes em vez de sopas cremosas também ajudará a reduzir a gordura de uma dieta. A remoção de gordura e pele visíveis da carne e das aves reduzirá significativamente a gordura saturada e total. , , ] ]