Como vegetais, o quiabo nem sempre recebe a atenção que merece. Além de ser pobre em gordura e calorias, o quiabo também contém nutrientes essenciais, como potássio e cálcio. Quiabo pode ser preparado de várias maneiras e é comumente encontrado em pratos crioulos, como gumbo. Adicionar quiabo à sua dieta também pode afetar positivamente os seus níveis de colesterol.
O colesterol é uma substância que é fabricada pelo corpo, mas também ingerida através de sua dieta. Algum colesterol é necessário para a produção de hormônios, mas em excesso pode aumentar o risco de doença cardíaca e derrame, acumulando-se como placa nas artérias. A Extensão da Universidade Estadual do Colorado afirma que os níveis desejáveis de colesterol total são inferiores a 200 miligramas por decilitro (mg /dL), enquanto os níveis totais de colesterol LDL, o colesterol "ruim", devem ser inferiores a 100 mg /dL.
O quiabo é uma fonte de fibra, que é útil para regular o sistema digestivo e reduzir o colesterol. A fibra é um tipo de carboidrato que o corpo não digere. Fibra solúvel é aquela que é dissolvida em água. Este tipo de fibra se liga ao colesterol no trato digestivo, de modo que pode ser excretado do corpo com outros resíduos, o que reduz os níveis de colesterol total. Uma meia xícara de quiabo cozido em fatias contém 2 g de fibra dietética.
Considerações
Adicionar quiabo à sua dieta também pode ajudar a reduzir o colesterol e triglicerídeos, porque não contém colesterol e muito pouca gordura. Quando você ingere mais alimentos que não contribuem para os níveis gerais de colesterol, como o quiabo, você pode ingerir menos alimentos ricos em gordura e colesterol. Substituir alimentos ricos em gordura que também contêm altos níveis de colesterol, como carnes gordurosas ou sobremesas ricas, com vegetais como o quiabo pode reduzir os níveis de colesterol total, a menos que seja preparado em produtos que contenham colesterol, como manteiga ou banha. Fitoesteróis
Como a maioria dos vegetais, o quiabo contém fitoesteróis, que podem ajudar a diminuir o colesterol. A Cleveland Clinic informa que os fitoesteróis são compostos encontrados nas membranas de células vegetais que são semelhantes em estrutura ao colesterol. Eles competem com as moléculas de colesterol pela absorção durante o processo digestivo, reduzindo a quantidade de colesterol absorvida e, assim, ajudando a diminuir os níveis na corrente sanguínea. Quiabo contém 24 mg de fitoesteróis em uma porção de oito vagens de 3 polegadas.
Vitamina C
Quiabo é uma fonte de vitamina C, um importante antioxidante que protege o corpo de algumas doenças. Uma meia xícara de quiabo cozido contém mais de 13 mg de vitamina C, o que pode ajudar a reduzir o colesterol. De acordo com a Universidade da Geórgia, a vitamina C ajuda a converter o colesterol em ácidos biliares, que são importantes para a digestão de gordura, um processo que reduz seus níveis de colesterol total. A vitamina C também ajuda a retardar a oxidação do colesterol, o que pode causar danos aos vasos e contribuir para o acúmulo de placas e aterosclerose. , , ] ]