A carne de porco é uma fonte comum de proteína nos Estados Unidos. É freqüentemente usado em itens de café da manhã, como omeletes, quiches e sanduíches de café da manhã e também é servido em entradas principais, ensopados e acompanhamentos. A salsicha de porco é comumente usada em chili estilo Tex-Mex e é usada como um prato de café da manhã em forma de link e empada. Embora a carne de porco é uma rica fonte de proteína, também pode causar sentimentos de fadiga e sonolência.
Triptofano
Carne de porco contém triptofano, um aminoácido que seu corpo usa para fabricar niacina e serotonina. Um 4 oz. porção de carne de porco moída contém 0,242 g de triptofano e um 3 oz. A costeleta de porco contém cerca de 0,33 g deste aminoácido, de acordo com o Banco de Dados Nutrientes Nacionais do Departamento de Agricultura dos EUA. A serotonina é um neurotransmissor químico que tem um efeito calmante no cérebro e no sistema nervoso central. Uma elevação no nível de serotonina pode desencadear sentimentos de sonolência.
Carne de porco requer digestão mais extensa do que outras fontes de proteína, como leguminosas, sementes, nozes e produtos de soja. O processo de digestão requer uma concentração elevada de sangue para o sistema digestivo, que puxa o sangue de seus órgãos e tecidos musculares, de acordo com a consultora nutricional certificada Phyllis Balch, autora de "Prescription for Nutritional Healing". Isso pode diminuir a disponibilidade de nutrientes e oxigênio para o cérebro e outros órgãos, o que pode produzir fadiga e sonolência.
Gorduras vermelhas como carne de porco são ricos em gorduras saturadas - um de 4 onças . porção de carne de porco moída contém cerca de 8,893 g de gorduras saturadas, e um de 3 onças. carne de porco contém cerca de 2.448 g, de acordo com o USDA National Nutrient Database. Gorduras saturadas podem contribuir para bloqueios gordurosos em suas artérias e vasos sanguíneos, de acordo com Balch. Os bloqueios gordurosos podem restringir o fluxo sangüíneo através do sistema circulatório, o que pode privar seus órgãos e tecidos musculares de oxigênio e nutrientes, causando fadiga e sonolência.
Alternativas
Obtenha proteína magra de fontes como lentilhas, grão de bico, produtos de soja, sementes e nozes em vez de carne de porco. O tofu contém uma quantidade similar de triptofano - cerca de 0,31 g por porção de meia xícara - mas é menor em gorduras saturadas do que em carne de porco. Nozes, sementes e legumes não contêm quantidades significativas de triptofano, e as gorduras desses alimentos são principalmente gorduras insaturadas, o que pode ajudar a reduzir os depósitos de gordura no sistema circulatório, de acordo com Balch. Esses alimentos também contêm fibra alimentar, que ajuda na digestão adequada, reduzindo a sonolência e a fadiga depois de comer.