O tipo de comida que você ingere, a ingestão de calorias, o metabolismo, a genética, o sexo e a atividade física desempenham um papel importante na maneira como seu corpo armazena gordura. Os homens tendem a armazenar mais gordura na região abdominal do que as mulheres. Uma maneira de reduzir ou limitar a quantidade de gordura armazenada em sua área abdominal é limitar os alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas, e consumir mais alimentos ricos em fibras e proteínas.
Vegetais
Vegetais verdes folhosos como brócolis, aspargos, vagens e espinafre são vegetais ricos em fibras e pouco calóricos que não causam gordura abdominal. Vegetais como estes contêm fibras insolúveis. Fibra insolúvel não é digerida pelo seu corpo, ao contrário de gorduras, proteínas ou carboidratos que seu corpo se decompõe e absorve, de acordo com a Clínica Mayo. Fibra insolúvel passa através de seu sistema digestivo e não contribui para o ganho de gordura em sua região abdominal.
Carboidratos
carboidratos integrais, como aveia, batata doce, arroz integral e pães integrais e massas são menor probabilidade de causar gordura abdominal devido ao seu alto teor de fibras. A maioria desses alimentos é rica em fibras solúveis. A fibra solúvel se dissolve na água formando um material semelhante ao gel que faz com que o colesterol e o excesso de açúcar no sangue se colem a ele e sejam removidos do corpo. O excesso de açúcar na corrente sanguínea é armazenado como gordura na área abdominal e em todo o corpo. Consumir alimentos ricos em fibras solúveis pode ajudar a evitar que o corpo armazene açúcar não utilizado como gordura abdominal. Além disso, frutas como maçãs, laranjas, toranjas e frutas silvestres têm menor probabilidade de causar gordura abdominal. Alimentos ricos em proteínas, mas pobres em gordura saturada também são escolhas saudáveis. Ovos ou claras de ovos, frango magro ou peito de peru, carne magra, peixe ou produtos lácteos com baixo teor de gordura são opções de proteína animal. Fontes vegetais de proteína, como feijão, nozes e grãos integrais, oferecem fibras, vitaminas e minerais saudáveis, de acordo com a Harvard School of Public Health. Alimentos ricos em proteínas contêm aminoácidos que constroem o tecido muscular. Quanto mais tecido muscular você tiver, maior será o seu metabolismo, o que pode ajudar a reduzir a gordura abdominal.
Considerações
O que você come desempenha um papel significativo em saber se o seu corpo irá armazená-lo como gordura abdominal . No entanto, quantas calorias ingeridas diariamente, bem como quantas calorias você queima através do exercício físico e da atividade também precisam ser levadas em consideração. Você pode ingerir quantidades infinitas de alimentos saudáveis que supostamente não causarão gordura na barriga, mas se você não estiver se exercitando, você não pode queimar a gordura da barriga em excesso, ou se você está consumindo demais, seu corpo pode armazenar a comida como gordura para ser consumida. energia mais tarde.