Fisiculturistas sabem que proteína é um nutriente essencial necessário para a construção muscular, mas alguns podem não perceber que a gordura também é uma parte importante da dieta de um fisiculturista. A gordura desempenha um papel na capacidade do corpo humano de absorver vitaminas, liberar hormônios associados à construção de síntese muscular e energética. A chave está consumindo a quantidade certa e tipo de gordura na dieta.
Há tanto gorduras "saudáveis" e "insalubres", e gorduras, obviamente, mais saudáveis são a melhor escolha para fisiculturistas e as pessoas comuns. A Clínica Mayo lista as gorduras nocivas como gorduras saturadas e trans - ambas podem aumentar o colesterol LDL, que é o colesterol "ruim" que pode levar a doenças cardíacas. Dois dos tipos mais benéficos de gorduras para fisiculturistas são as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
O consumo de gordura na dieta de um fisiculturista leva a vários resultados benéficos. Bodybuilding.com diz que a gordura fornece um efeito anabólico melhorado e retenção de nitrogênio nos músculos para ganhos musculares aumentados. Consumir a quantidade certa de gorduras saudáveis também pode fornecer uma fonte de energia eficiente para o corpo durante as sessões de treino intenso. Os ácidos graxos ômega-3 - um tipo de gordura poliinsaturada - podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e a circulação, de acordo com Clayton South, personal trainer certificado pela ISSA.
A Clínica Mayo sugere que a maioria dos americanos consome 20 a 35 por cento de suas calorias diárias de gorduras saudáveis. Esta estimativa é consistente com a recomendação para fisiculturistas no Bodybuilding.com de 30 por cento do total de ingestão calórica diária. Por exemplo, um fisiculturista que consome 3.000 calorias por dia teria como meta 900 calorias de gordura. Uma vez que há 9 calorias por grama de gordura, isso equivale a 100 g de gorduras saudáveis por dia.
fontes dietéticas
fontes alimentares de gorduras monoinsaturadas incluem azeite, abacate, nozes, sementes e frango. Você pode encontrar gordura poliinsaturada na maioria dos óleos vegetais, nozes, sementes e peixes de água fria. Como referência, 1 oz. de amêndoas contém 9 g de gordura monoinsaturada e 3 g de gordura poliinsaturada. Alimentos que contêm gorduras saturadas não saudáveis que os fisiculturistas querem limitar - mas não eliminam completamente - incluem pizza, salsicha, cachorro-quente, manteiga e queijo.