Comer alimentos saudáveis não é apenas uma dieta séria, evitando suas guloseimas favoritas ou tornando-se magros. A nutrição adequada é um modo de vida que permite que você seja o mais saudável possível mental e fisicamente. Não existe um plano nutricional ideal para todos, mas a escolha de um plano de alimentação saudável que funcione para você oferecerá alguns benefícios importantes.
Energia melhorada
Comer carboidratos saudáveis como grãos integrais, vegetais e frutas ajude a manter seus níveis de energia estáveis ao longo do dia, porque eles se transformam em um fluxo lento de açúcar no sangue. Por outro lado, comer principalmente carboidratos refinados, como doces, batatas fritas e pão branco, causará aumentos e quedas no nível de açúcar no sangue, o que pode fazer com que você passe por mudanças de humor e tenha dificuldade em se concentrar nas tarefas diárias. O Conselho Americano de Exercício recomenda a ingestão de um café da manhã nutritivo, como aveia com frutas vermelhas, para reduzir a lentidão do início da manhã. Acompanhe com pequenos lanches de "carboidratos lentos" entre as refeições para obter energia sustentada.
Você precisa consistentemente ingerir a mesma quantidade de calorias que você queima para manter seu peso. Portanto, você aumenta o risco de ganhar peso quando come principalmente alimentos de alto teor calórico, como fast food, e bebe principalmente bebidas de alto teor calórico, como refrigerantes comuns. É menos provável que você se torne obeso ou com excesso de peso se se concentrar em comer principalmente alimentos ricos em nutrientes e com baixo teor calórico, como grãos integrais, frutas, verduras, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras. Isso melhora sua qualidade de vida em geral - por exemplo, você terá menos problemas com atividades diárias, como caminhar e subir escadas - e reduz suas chances de desenvolver problemas de saúde com risco de vida.
Healthy Heart
Você Aumente seu risco de doença cardíaca se sua dieta for rica em gordura saturada, gordura trans, colesterol e sódio. Ter muitas gorduras saturadas e trans, particularmente, aumenta suas chances de ter doenças cardíacas porque elas aumentam os níveis de colesterol no sangue e contribuem para danificar as placas nas artérias. Fontes comuns de gorduras insalubres para o coração são carne vermelha, laticínios integrais, óleo de palma, óleo de coco, frituras, assados e biscoitos. Substitua a maioria dessas gorduras por gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas - encontradas em alimentos como nozes, sementes, abacates e peixes oleosos - e você terá menos chances de ter níveis de colesterol prejudiciais e pressão alta.
Risco reduzido de diabetes
É mais provável que você tenha diabetes tipo 2 se a maioria dos carboidratos ingeridos forem refinados. Por outro lado, o farelo e a fibra dos grãos integrais aumentam lentamente os níveis de açúcar no sangue e insulina e causam menos estresse às máquinas que produzem insulina, de acordo com a Harvard School of Public Health. Grãos integrais também contêm vitaminas, minerais e fitoquímicos que também podem desempenhar um papel na redução do risco de diabetes tipo 2. Aumentar a ingestão de gordura poli-insaturada no lugar das gorduras “ruins” também pode reduzir sua chance de ter diabetes tipo 2.
Uma dieta rica em colesterol e gordura saturada está associada a um risco elevado de colesterol elevado e doença de Alzheimer, de acordo com a Associação de Alzheimer. No entanto, ter um nível mais alto de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas em sua dieta pode melhorar seus níveis de colesterol e ajudar a proteger as células do cérebro. Outros alimentos que podem ajudar a proteger as células do cérebro são vegetais e frutas de pele escura, como couve, brócolis, pimentão vermelho, mirtilo, uvas vermelhas e cerejas.