Carne, Aves, Peixes
Foco em carnes magras com toda a gordura visível aparada. Compre frango sem pele ou peru ou retire a pele antes de comer. Carne e aves contêm gordura saturada, mas você reduz sua ingestão de gordura com variedades menos gordurosas e ainda obtém sua proteína. Peixe geralmente tem menor teor de gordura saturada do que carne ou aves. Atum, cavala, salmão, arenque e halibute têm ácidos graxos ômega-3 para melhorar o colesterol. Coma peixe pelo menos duas vezes por semana. Asse, assar ou grelhar carne, aves e peixes, em vez de fritar.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais são pobres em gordura e não têm colesterol. O National Cholesterol Education Program recomenda a ingestão de pelo menos três a cinco porções de frutas e vegetais por dia. Use uma abundância de frutas e legumes como as laterais, em saladas ou como pratos principais para ter refeições sem carne de vez em quando. Mantenha frutas, cenoura e aipo disponíveis para lanches. Coma frutas frescas, congeladas ou enlatadas, mas evite produtos com adição de açúcar. Enfatize vegetais crus ou cozidos no vapor em suas refeições. Evite vegetais fritos ou cremosos.
Grãos integrais
Os grãos integrais fornecem mais fibras e nutrientes que os grãos refinados, que passam por um processo de moagem. Os fabricantes adicionam nutrientes de volta aos produtos refinados, mas os grãos integrais ainda têm mais vitaminas e minerais. Os cereais integrais ajudam na digestão, ao mesmo tempo em que proporcionam uma sensação de saciedade para evitar tentações por alimentos ricos em gordura. Adicione pão integral e macarrão às suas refeições para reduzir a ingestão de gordura e controlar o colesterol. Faça cereais integrais e aveia uma parte do seu café da manhã. Outros grãos integrais incluem arroz integral, cevada, trigo sarraceno, arroz selvagem e pipoca de ar.
Opções de baixo teor de gordura
Evite o uso de manteiga e outros aditivos gordurosos, substituindo-os por gorduras insaturadas ao preparar alimentos. Gorduras insaturadas melhoram os níveis de colesterol. Use óleos de oliva, canola ou amendoim para cozinhar. Como as carnes, os laticínios têm proteína e gordura saturada. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura sobre produtos lácteos integrais. Substituir claras de ovo por gema de ovo. Desfrute de produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura quando tiver vontade de comer doces. Doces desnatados, como jujubas ou alcaçuz vermelho, fazem escolhas melhores do que o chocolate gordo. Eliminar gorduras trans, usadas em alimentos processados e frituras em restaurantes. As gorduras, feitas a partir de óleos hidrogenados, fazem os alimentos durarem mais, mas aumentam o colesterol LDL. As gorduras trans também diminuem a lipoproteína de alta densidade protetora ou o colesterol HDL, o que ajuda a eliminar as artérias do excesso de colesterol.
, , ] ]