A gordura é uma parte essencial de sua dieta, fornecendo ao seu corpo energia e substâncias necessárias para que ela funcione adequadamente. Nem todas as gorduras são iguais, no entanto, e algumas formas de gordura causam mais danos do que benefícios. Para comer uma dieta saudável, você precisa ser capaz de identificar fontes de gordura saturada, bem como aprender a substituir fontes mais saudáveis de gordura insaturada.
Identificação de gorduras saturadas obter seu nome de sua composição química. Todas as gorduras consistem em átomos de oxigênio, hidrogênio e carbono, mas em gorduras saturadas, todos os átomos de carbono estão ligados apenas a átomos de hidrogênio, não a outros átomos de carbono. Assim, eles estão "saturados" com hidrogênio. Esta composição faz com que sejam sólidos à temperatura ambiente, enquanto as gorduras insaturadas são líquidas à temperatura ambiente. Essa estrutura também faz com que essas gorduras se acumulem no coração e nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Como tal, a American Heart Association sugere limitá-los a não mais do que 7% de sua ingestão calórica diária total, o que seria cerca de 16 g em uma dieta de 2.000 calorias.
Exemplos
Você encontrará gorduras saturadas mais comumente em produtos de origem animal, particularmente carne de vaca, cordeiro, porco e aves. A gordura branca visível nos cortes de carne é o exemplo mais óbvio, mas as peles de aves também são ricas em gordura saturada. O leite integral também é rico em gordura saturada - 1 xícara contém cerca de 4,5 g - assim como produtos feitos com ela, como queijo, manteiga e sorvete. A maioria dos óleos de cozinha à base de vegetais são gorduras insaturadas, porque são líquidos à temperatura ambiente, mas alguns, particularmente óleo de palma e óleo de coco, consistem principalmente de gordura saturada. Bens cozidos feitos com esses óleos e alimentos fritos nesses óleos, portanto, são ricos em gordura saturada.
Alimentos com alto teor de gordura saturada aumenta tanto os níveis de colesterol total quanto de baixa densidade lipoproteína ou "maus" níveis de colesterol. Também aumenta a sua lipoproteína de alta densidade ou os "bons" níveis de colesterol, mas as gorduras insaturadas fazem isso enquanto diminuem os níveis de LDL. O colesterol LDL é o que pode se acumular nas artérias, aumentando o risco de doença cardíaca e derrame. A gordura saturada também é densa em calorias, o que significa que muito dela contribuirá para a obesidade, o que o coloca em maior risco de doenças cardíacas, diabetes, derrame e inúmeras outras doenças.
Considerações
Por ser capaz de identificar exemplos de gordura saturada, você pode facilmente reduzi-lo em sua dieta. Ao cozinhar carne, você pode escolher cortes mais magros com menos gordura visível e cortar o máximo de gordura possível. Com aves de capoeira, você pode comê-lo sem pele. As gorduras saturadas vão flutuar até o topo das sopas e ensopados, para que você possa roçar isso antes de comer. Com produtos lácteos, você pode escolher variedades com baixo teor de gordura ou sem gordura. Tenha em mente que 2% do leite significa leite com 2% de teor de gordura, e não leite com 2% da gordura do leite integral. Com produtos de confeitaria e sobremesas, verifique os rótulos quando possível para ver o teor de gordura saturada. , , ] ]