Dieta com baixo teor de gordura
Uma dieta com baixo teor de gordura pode não necessariamente reduzir o risco de doenças e enfermidades. "The New York Times" cita um estudo de 2006 publicado no "Jornal da Associação Médica Americana" em que os pesquisadores concluíram que uma dieta com baixo teor de gordura não diminuiu os riscos de doenças graves em mulheres com idades entre 50 e 79 anos. Aderir a uma dieta com baixo teor de gordura teve as mesmas taxas de ataques cardíacos, derrames e cânceres de mama e cólon como sujeitos que comeram qualquer alimento que quisessem. Os opositores desta pesquisa, no entanto, alegaram que a dieta com baixo teor de gordura pode não ter sido baixa o suficiente em gordura para mostrar diferenças significativas. Além disso, as mulheres no estudo reduziram todas as fontes de gordura dietética. Os tipos de gorduras consumidas poderiam afetar os resultados se óleos mais saudáveis fossem incluídos e gorduras saturadas, como manteiga, fossem excluídos.
Depressão
Ingestão inadequada de gordura na dieta pode levar a doenças psicológicas como a depressão. Segundo a revista "Psychology Today", a depressão maior é frequentemente o resultado da disfunção da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor no cérebro que contribui para sentimentos de calma e bem-estar. Inibe o comportamento impulsivo causado pelo estresse em indivíduos saudáveis. A disfunção pode levar a comportamentos hostis, humor baixo, irritabilidade e ansiedade. Uma dieta com baixo teor de gordura pode contribuir para o funcionamento deficiente, diminuindo as gorduras necessárias nas membranas das células nervosas.
Possível deficiência de vitamina
As gorduras são necessárias no organismo para a absorção de vitaminas essenciais. As vitaminas são divididas em tipos solúveis em água, incluindo as vitaminas B e C, e os tipos solúveis em gordura, que consistem em vitaminas A, D, E e K. As vitaminas lipossolúveis não são prontamente eliminadas no corpo e são armazenadas no tecido adiposo. tecidos e o fígado. De acordo com a Extensão da Universidade Estadual do Colorado, as doenças decorrentes de vitaminas lipossolúveis inadequadas no corpo são raras, no entanto, deficiências podem resultar sem a ingestão adequada de alimentos e uma dieta mal equilibrada. Tais deficiências podem variar de distúrbios digestivos para dor óssea e má saúde da pele.
Dieta Bem-Balanceada
As ingestões de gordura na dieta variam entre os indivíduos e podem variar entre 10 e 35%. A ingestão de gordura será afetada pela idade, estatura, níveis de atividade, sexo e condições médicas coexistentes. Indivíduos com doença hepática ou da vesícula biliar exigirá uma menor ingestão de gordura versus pessoas saudáveis com baixos riscos para a saúde. Comer uma dieta que é bem equilibrada e que inclui carboidratos complexos, frutas e legumes, proteínas magras e gorduras saudáveis com moderação é idealmente enfatizada para garantir a diminuição do risco de doenças. Segundo a Clínica Mayo, até gorduras saudáveis devem ser consumidas com moderação, pois ainda são uma fonte de calorias. A escolha de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas encontradas em óleos, nozes e sementes é uma opção mais saudável para o coração e pode reduzir o colesterol total no sangue.