Uma dieta mole gastrintestinal é uma dieta pobre em resíduos e pobre em fibras, composta por alimentos de textura macia, de fácil digestão e bem tolerados. Uma dieta leve é nutricionalmente adequada e pode incluir muitos alimentos semi-sólidos. Siga as instruções do seu médico ao consumir uma dieta macia.
Uma dieta gastrointestinal ou gastrointestinal, é diferente de uma dieta mecânica suave. Uma dieta mecânica suave é geralmente recomendada para indivíduos que não conseguem mastigar alimentos regulares, como idosos com problemas dentários. Uma dieta mole GI serve como uma dieta de transição entre uma dieta líquida e regular para pacientes cirúrgicos ou como uma forma de reduzir a irritação e inflamação no trato gastrointestinal para pessoas com distúrbios gastrointestinais crônicos, como diverticulite, colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável e ", 3, [[Pacientes com câncer com dor na boca também podem se beneficiar de seguir uma dieta suave.
Propósito O objetivo de uma dieta suave é dar um pouco de descanso ao trato gastrointestinal antes de reintroduzir alimentos ricos em fibras, gordurosos e crus. alimentos que são mais difíceis de decompor e absorver.
Alimentos ricos em carboidratos
Uma dieta leve gastrintestinal inclui produtos refinados de farinha branca, como pães brancos, biscoitos, muffins, biscoitos e pão de centeio sem sementes. Você também pode comer panquecas, waffles e cereais refinados cozidos, como creme de trigo, grits, creme de arroz e farina. Batatas brancas ou doces sem pele, arroz branco e massas também são recomendadas para dietas suaves. Escolha frutas e vegetais enlatados ou cozidos, geralmente sem sementes ou peles. Exemplos de frutas e vegetais adequados incluem feijão verde ou cera, alface e cenoura, bem como pêssegos e bananas enlatados.
Alimentos ricos em proteínas
Alimentos ricos em proteínas são particularmente importantes para pacientes que estão se recuperando de uma cirurgia e aqueles combater infecções, porque ajuda a construir novos tecidos. Uma dieta mole GI inclui uma ampla variedade de alimentos ricos em proteínas, tais como carnes bem cozidas, magras e macias, incluindo carnes moídas. Peixe, cordeiro e aves também servem como excelentes fontes de proteína. Ovos, queijo, leite, creme, pudim e tapioca também contêm proteínas fáceis de manejar. Manteiga de amendoim cremosa e tofu também podem adicionar proteínas à sua dieta suave.
Alimentos a evitar
Alimentos a evitar são aqueles que podem causar desconforto, incluindo gases abdominais, inchaço e diarréia. Os alimentos omitidos incluem frutas e vegetais crus e frutas secas, especialmente produtos de ameixa seca. Evite pães grosseiros e cereais, como farelo, nozes e sementes. Tome sobremesas ricas, comidas apimentadas fritos e cortes gordurosos de carne, azeitonas e coco fora de sua lista de compras. Restringir alimentos como salada de sementes de papoula, manteiga de amendoim crocante e rabanete. Bebidas cafeinadas e carbonatadas também podem estar fora dos limites.