Gastroparesia causa atraso crônico do esvaziamento gástrico. Pode ocorrer em conjunto com várias doenças, incluindo diabetes. Se você tiver gastroparesia, você pode sentir náuseas, inchaço, azia e perda de peso, como observado pela Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais Funcionais. Esta condição afeta a quantidade de comida que você pode comer e quão bem seu sistema pode digeri-los. Para obter a nutrição necessária de sua dieta, você terá que fazer ajustes para acomodar as mudanças em seu estômago.
Considerações gerais sobre dieta Quando você desenvolve gastroparesia, mantenha algumas considerações em mente ao planejar sua dieta . Comer refeições menores e mais frequentes pode permitir que você evite a distensão do estômago; refeições menores podem deixar o estômago mais rápido do que as grandes refeições, de acordo com a American Motility Society. Para manter uma nutrição adequada, você pode precisar comer de quatro a seis vezes por dia. Você também deve evitar alimentos que são ricos em fibras e ricos em gordura, porque ambas as substâncias podem retardar o esvaziamento gástrico. Em alguns pacientes, o esvaziamento lento pode levar a um bloqueio no estômago chamado bezoar. Alimentos que não são facilmente mastigados como pipoca, nozes e sementes podem não deixar o estômago adequadamente e podem levar ao desconforto.
O seu médico e nutricionista podem começar uma dieta de líquidos e avançar sua dieta gradualmente conforme tolerado. enquanto lembrando estas considerações básicas, como observado pela Pensilvânia Jackson Siegelbaum Gastroenterology.
Estágio Um Gastroparesia Diet
Na primeira fase da dieta gastroparesia, o seu médico irá colocá-lo em uma dieta líquida. Líquidos tendem a deixar o estômago normalmente, não importa o quê; seu nutricionista pode ter certeza que você obtenha vitaminas e minerais suficientes durante este estágio, de acordo com a Gastroenterologia Jackson Siegelbaum. Durante esta fase, você precisará evitar todos os alimentos fibrosos, como frutas e legumes; produtos lácteos também devem ser evitados por causa da quantidade de gordura. Bolachas salgadas, esportes e refrigerantes e caldo de carne são todos seguros para comer durante a primeira fase. Seu nutricionista vai monitorar cuidadosamente o que você come para mantê-lo hidratado e saudável.
Estágio Dois Gastroparesia Diet
Na segunda fase da dieta, seu nutricionista irá adicionar menos de 40 g de gorduras à sua dieta cada dia; Isso acrescenta calorias enquanto ainda limita a quantidade de gordura que você ingerir, como observado por Jackson Siegelbaum Gastroenterology. Você pode começar a incluir alguns produtos lácteos com baixo teor de gordura, como queijo ou leite e pão, massas e cereais feitos de farinha branca. Alguns vegetais bem cozidos são aceitáveis durante este estágio, assim como beterrabas, cenouras, inhame e batatas - tudo sem peles. Sucos de frutas e frutas enlatadas sem pele também podem ser consumidos. Frutas como maçãs, bagas e figos e vegetais como feijão verde, feijão e couve-de-bruxelas têm sido associados à formação de bezoar, como observado pelo UVA Digestive Health Center. Doces como iogurte congelado, gelados de frutas e gelatinas também são aceitáveis. Seu tamanho das porções será menor do que antes, mas você ainda pode obter muita nutrição.
Estágio Três Gastroparesia Dieta
Para a terceira parte ou manutenção a longo prazo de sua dieta, a quantidade de gordura é aumentada para 50 g por dia, que muitas pessoas com gastroparesia podem tolerar, como observado por Jackson Siegelbaum Gastroenterology. Alimentos com fibra permanecem limitados; você pode continuar a comer vegetais bem cozidos sem peles e frutas enlatadas sem pele. Sucos de vegetais e sucos de frutas são todos aceitáveis conforme tolerados. A longo prazo, você pode comer carnes como carne moída magra, aves e peixes; no entanto, bifes fibrosos podem causar problemas. Se você purê ou moer a maioria das carnes, você deve ser capaz de tolerar pequenas porções de muitos tipos diferentes de carnes, como observado pelo Centro de Saúde Digestivo UVA.
Suplementação Alimentar
Mesmo com a assistência de seu nutricionista, Você ainda pode ter dificuldade em obter todos os nutrientes e calorias que você precisa a cada dia. Em vez de beber água, você pode querer beber um suco de frutas com maior calorias. Adicionar leite em pó a pratos ou bebidas também pode adicionar calorias extras sem adicionar volume extra à sua refeição. Café da manhã instantâneo ou proteína em pó também pode adicionar calorias necessárias, de acordo com o UVA Digestive Health Center. Bebidas com nutrientes líquidos também podem ajudar a obter calorias e nutrientes adicionais sem adicionar fibra, como observado pela American Motility Society. Adicionar sorvete ou sorvete à bebida nutriente também pode aumentar seus valores calóricos e nutrientes.