Quando você está lidando com tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, ajuda saber que eles estão direcionando as células cancerosas para preparar o caminho para sua recuperação. Infelizmente, essas terapias também podem matar células normais, causando efeitos colaterais que reduzem o apetite. Você pode precisar de uma nova estratégia de dieta para se certificar de que você obtenha a nutrição que você precisa.
Efeitos de tratamentos de câncer
Os efeitos colaterais da quimioterapia e radiação geralmente desaparecem uma vez que seus tratamentos terminam. Mas pode ser difícil comer normalmente quando você está lidando com sintomas como náusea, dor ou garganta, vômitos, fadiga e distorções no sentido do paladar e do olfato. Segundo a American Cancer Society, uma dieta nutritiva pode ajudá-lo a lidar com os tratamentos, bem como manter o seu peso, força e energia.
Dieta Durante a Quimioterapia
Alimentos que são fáceis em seu estômago incluem sopas claras , sucos de cranberry e uva, bebidas esportivas e alimentos sem graça, como biscoitos, frango, arroz branco, aveia e batatas. Se sua boca estiver dolorida, experimente iogurte, pudins, batidos e smoothies. Alimentos ricos em fibras podem ajudar na constipação. E se é uma tarefa difícil de comer, agora é a hora dos alimentos ricos em calorias e proteínas - por exemplo, sopas cremosas, leite integral, queijo, ovos, manteiga de amendoim, legumes, cremes e sorvetes.
Os alimentos recomendados para pacientes com radiação são semelhantes aos dos pacientes com quimioterapia. Se a diarreia for um problema, experimente caldo de legumes, ponche de frutas, picolés e gelados de frutas, sobremesas simples de gelatina e suco de maçã. Você pode aumentar a proteína adicionando leite em pó a alimentos como pudins, milkshakes e ovos mexidos, ou usar suplementos líquidos ricos em proteínas. Se gostos e cheiros incomodam você, alimentos frios podem ser mais atraentes do que os quentes.
Precauções de preparação de alimentos
Durante o tratamento do câncer, você pode estar mais vulnerável a infecções. O National Cancer Institute aconselha cuidados especiais na preparação de alimentos para evitar complicações de bactérias transmitidas por alimentos. Refrigerar as sobras prontamente e descongelar alimentos congelados na geladeira ou no microondas. Lave as mãos, utensílios e bancadas antes e depois de preparar as refeições. Não coma ovos ou peixe cru e evite barras de salada. Esfregue os frutos bem antes de cortar e comer, e não coma aqueles - como framboesas - que não podem ser limpos. , , ] ]