A dieta desempenha um papel muito importante na saúde de você e do seu bebê quando você está grávida. Isso inclui o que você coloca na sua boca e o que você não faz. Durante a gravidez, você precisa comer uma dieta saudável que forneça uma variedade de nutrientes para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do feto. Tão importante, você também deve evitar certos alimentos que podem causar danos por causa de seu sistema imunológico reduzido. Saber quais alimentos incluir ou evitar pode contribuir para uma gravidez mais saudável.
Pães e Grãos
Pães e grãos são uma boa fonte de carboidratos e fibras, além de vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro. Faça a maior parte das opções de pão e grãos integrais para aumentar a ingestão de fibras. Quando grávida, você precisa de 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias que você come, ou 28 gramas de fibra em uma dieta de 2.000 calorias. Escolhas saudáveis incluem pães integrais, arroz integral, macarrão de trigo integral e cereais integrais e biscoitos.
Frutas e Legumes
Frutas e vegetais também são uma boa fonte de fibras e fornecem vitaminas A e C Inclua uma variedade de frutas e vegetais durante a semana para variar sua ingestão de nutrientes. Boas escolhas incluem laranjas, bagas, melão, brócolis, espinafre e cenoura. Enquanto a maioria das frutas e legumes são seguros para comer durante a gravidez, você precisa evitar o suco não pasteurizado e os brotos crus. Suco não pasteurizado pode conter a bactéria E. coli, que pode causar náusea e vômitos severos ou diarréia. Comendo brotos crus aumenta o risco de intoxicação por salmonela, o que provoca febre, vômitos e diarréia.
Alimentos Proteicos
Carne, aves, ovos, feijão, nozes e sementes são adições saudáveis para a sua dieta gravidez. Além de fornecer proteína, esses alimentos também fornecem ferro e vitaminas B-6 e B-12. Mas saladas de carne compradas no supermercado, como presunto, frango ou salada de frutos do mar, são uma fonte potencial da bactéria Listeria. Esta bactéria é muito preocupante durante a gravidez, porque pode levar a natimortos, parto prematuro ou doença em seu bebê. Se você gosta de saladas de carne, é mais seguro se você mesmo fazê-las em casa.
Marisco Seleções
Marisco é uma fonte de ácidos graxos ômega-3, que suportam o crescimento fetal e desenvolvimento, e proteína. Mas você só deve comer peixe com baixo teor de mercúrio, como camarão, salmão, peixe e peixe-gato, e não comer mais que 30 gramas por semana. Limite a sua ingestão de atum voador para não mais de 6 onças por semana. Você também precisa evitar peixes com alto teor de mercúrio, como tubarão, peixe-espada, cavala e peixe-espada. Alta ingestão de mercúrio afeta o cérebro do bebê e o desenvolvimento do sistema nervoso. Todos os peixes devem ser cozidos a 145 graus Fahrenheit. Frutos do mar mal cozidos ou crus, incluindo sushi e ostras cruas, podem conter bactérias ou parasitas que podem prejudicar você ou seu bebê. Marisco cru é especialmente preocupante, pois pode conter bactérias Vibrio, que podem ser fatais.
Alimentos Lácteos
Os alimentos lácteos são uma fonte importante de cálcio e vitamina D. Boas escolhas incluem leite com baixo teor de gordura ou sem gordura e iogurte e queijo duro com baixo teor de gordura, como o cheddar. Você não deve beber leite não pasteurizado quando estiver grávida, pois pode conter Campylobacter, E. coli, Listeria ou salmonela. Queijos moles, como queijo Brie, queijo feta ou queijo fresco, são feitos com leite não pasteurizado e também devem ser evitados durante a gravidez.
Sweet Treats
Não há problema em saciar sua gulodice quando estiver grávida, mas faça isso em moderação. Alimentos como bolos, biscoitos e doces fornecem calorias, mas oferecem muito pouco valor nutricional. Se você gosta de assar seus próprios biscoitos ou bolo, evite lamber a tigela ou a colher. Massa crua e massa contém ovos crus, que poderiam ser uma fonte de salmonela.