A Dieta Paleo é um estilo de alimentação que imita a forma como os caçadores-coletores vivem durante a era paleolítica, 2.5. milhões de anos a 10.000 anos atrás, costumava comer. É composto por frutos do mar, carnes magras, raízes, nozes, legumes e frutas. A lógica por trás da dieta é que, como nossos ancestrais caçadores-coletores consumiram carne, frutas e legumes, nossos corpos se adaptaram a esses tipos de alimentos. Então, a dieta está mais de acordo com os mecanismos do nosso sistema digestivo. Como a carne é um dos principais componentes da Dieta Paleo, pode ser difícil para os veganos que não comem produtos animais seguirem essa dieta; no entanto, os veganos podem adaptar alguns dos princípios por trás da Dieta Paleo.
A Dieta Paleo
A Dieta Paleolítica, ou Dieta Paleo, concentra-se em alimentos que podem ser caçados ou pescados, como peixe e carne, como bem como alimentos que podem ser recolhidos, como ovos, insetos, sementes, raízes, nozes, legumes, frutas, ervas e especiarias. A dieta proíbe produtos lácteos, grãos, legumes, açúcar refinado, sal, óleos processados, refrigerantes e álcool. Embora muitos de nossos ancestrais caçadores-coletores provavelmente não cozinharam seus alimentos, a Dieta Paleo permite que os alimentos sejam cozidos. Uma subcomunidade de dieters paleo, conhecida como dieters paleo crus, proíbe cozinhar, pois mantêm que nossos corpos não se adaptaram a alimentos cozidos.
Benefícios e riscos à saúde
Existem vários benefícios para a saúde dieta Paleo. O consumo de grande quantidade de vegetais e frutas está em consonância com as recomendações da American Heart Association, que afirma que uma dieta pobre em gorduras ruins e com alto teor de frutas e vegetais pode prevenir doenças cardiovasculares. Paleo dieters que comem muito peixe gordo, como salmão, atum e sardinha, ainda obter os benefícios de uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3. Essas gorduras podem ajudar a diminuir o colesterol. O principal risco da Dieta Paleo é que, como os produtos lácteos são proibidos, pode ser difícil obter cálcio suficiente. No entanto, comer espinafre e outros vegetais folhosos verdes que são ricos em cálcio podem evitar déficits de cálcio e a subsequente quebra do tecido ósseo. Uma dieta vegan - uma dieta vegana é semelhante a uma dieta Paleo na medida em que proíbe produtos lácteos; no entanto, difere em vários aspectos. Os vegans não podem comer produtos de origem animal, incluindo laticínios, peixe, carne, ovos e mel. Para garantir uma ingestão suficiente de proteínas, os vegans normalmente comem uma variedade de leguminosas e produtos de soja. Alguns dos produtos de soja, como leite de soja e queijo de soja, funcionam como substitutos dos produtos lácteos. Outros produtos de soja, como o tofu, servem como substitutos da carne.
Uma dieta Paleo para veganos
É difícil ser um vegetariano rigoroso e seguir uma Dieta Paleo ao mesmo tempo. A Dieta Paleo desencoraja o consumo de leguminosas e alimentos processados, como o tofu e o leite de soja, que estão entre os alimentos básicos de uma dieta vegana. Para obter proteína suficiente, um dieter paleo rigoroso vegan precisa comer soja e muitas raízes e nozes, além de grandes quantidades de frutas e legumes. No entanto, dieters vegans também podem seguir alguns dos princípios da Dieta Paleo sem cortar legumes e produtos de soja. Por exemplo, eles podem optar principalmente por alimentos que podem ser colhidos, mas complementam com leguminosas e produtos de soja para garantir uma ingestão suficiente de proteína.