Os americanos fazem mais de 200 escolhas em relação à comida por dia, de acordo com Brian Wansink, professor da Universidade de Cornell. Fatores que você raramente percebe influenciam essas decisões. Embora a lista de possíveis fatores contribuintes seja longa, alguns são particularmente comuns. Obter uma compreensão desses fatores pode orientá-lo a fazer escolhas mais sábias, obtendo assim um bem-estar aprimorado. Para aprender maneiras específicas de melhorar suas escolhas alimentares diárias, busque orientação de um profissional qualificado.
Fome - pular refeições e comer poucas calorias estimula a fome, o que pode influenciar suas escolhas alimentares. Nos tempos antigos, diz a nutricionista registrada Sharon Palmer, a fome muitas vezes salvava vidas, levando os primeiros seres humanos a caçar e buscar alimentos para sobreviver. Se você sentir "fome", como muitos dietistas afirmam, você pode desejar alimentos que fornecem quantidades densas de gordura, proteína, carboidratos e calorias. Se você pular o café da manhã, é mais provável que você escolha um suculento cheeseburger e batatas fritas em vez de sopa ou salada no almoço. A fome intensa e o ato de pular refeições também podem levar a porções maiores.
Palatabilidade
A palatabilidade, ou o quão agradável você encontra determinados alimentos, também influencia suas escolhas. Gosto, cheiro, aparência, textura e sua experiência anterior com a comida contribuem para a sua palatabilidade. Um alimento que uma vez lhe causou intoxicação alimentar pode permanecer intragável, enquanto um prato que você costuma saborear pode parecer tentador. Alimentos visualmente agradáveis, como morangos regados com chocolate amargo, podem atrair mais do que uma toranja ou cenoura. Alimentos ricos em gordura e doces, como doces e sorvetes, têm um "apelo sensorial inegável", de acordo com o European Food Information Council. Estes alimentos mais frequentemente levam a excessos.
Nutrição fatos em um estudo publicado em "Obesidade" em outubro de 2009, os pesquisadores examinaram a influência de rótulos de calorias em menus de fast food em consumidores em Nova York. Aproximadamente 27,7% dos consumidores afirmaram que a visualização do conteúdo de calorias influenciava suas escolhas alimentares. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais, muitas pessoas consideram o conteúdo de nutrientes, calorias e ingredientes ao comprar alimentos em mercearias e restaurantes.
Proximidade
O acesso imediato aos alimentos também afeta suas escolhas. Ter alimentos em mãos, como batatas fritas e chocolate, provavelmente aumentará seu desejo por eles. Viver perto de restaurantes de fast food pode levar a comer refeições nesses locais com mais freqüência. Da mesma forma, manter frutas, verduras e leite com baixo teor de gordura estocado em sua geladeira, em vez de doces e refrigerantes, pode resultar em escolhas alimentares rotineiras e saudáveis.
Fatores Parentais
As crianças desenvolvem hábitos alimentares semelhantes aos de seus pais. Se você foi criado em uma cozinha particular, como italiano ou asiático, você pode escolher alimentos semelhantes em toda a sua vida. As atitudes e comportamentos de um pai relacionados à comida, particularmente a de uma mãe, têm um impacto significativo nos hábitos alimentares da criança, de acordo com um relatório publicado no "British Journal of Nutrition" em 2008. Se uma mãe comer ou comer repetidamente, seu filho é provavelmente também. A imposição de restrições severas à ingestão alimentar de uma criança pode levar a escolhas alimentares inadequadas, excessos alimentares e obesidade.