É provável que seu médico recomende uma dieta com baixo teor de oxalato, baixo teor de sódio e baixa proteína caso tenha uma doença renal. dieta também pode reduzir o risco de desenvolver cálculos renais. A dieta pode parecer restritiva porque limita a ingestão de proteínas animais, chocolate e alimentos processados, mas há uma abundância de alimentos que você pode comer para manter seu plano variado e nutricionalmente adequado. Continue a trabalhar com seu médico para manter a saúde.
Legumes
A maioria dos vegetais é naturalmente isenta de sódio ou pobre em sódio; a dose média tem cerca de 2 g de proteína, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Os vegetais com baixo teor de oxalato têm menos de 2 mg de oxalatos por porção e incluem couve, cebolinha, rabanete, cogumelos, pepino e couve-flor. Não coma mais de 2 a 3 porções por dia de vegetais de oxalato médio, como alcachofras, espargos e brócolis. Evite vegetais ricos em oxalato com mais de 10 mg de oxalato por porção, que incluem leguminosas, beringelas, vegetais ricos em amido e a maioria dos verdes, como espinafre.
Frutas
Quase todas as frutas têm muito pouco sódio, o que significa eles têm menos de 35 mg por porção, ou sem sódio, com menos de 5 mg por porção, de acordo com o Produce for Better Health Foundation. Eles têm menos de 0,5 g de proteína, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Em uma dieta pobre em oxalato, baixo teor de sódio e baixa proteína, você pode comer bananas, cerejas, uvas, melão e nectarinas. Evite ou limite morangos, amoras, framboesas, kiwis, tangerinas, laranjas, maçãs e peras.
Grãos não processados
Uma porção da maioria dos amidos fornece cerca de 3 g de proteína, e grãos não processados são naturalmente baixos sódio. Farinha de aveia, fubá e arroz integral se encaixam em uma dieta baixa em oxalato, baixo teor de sódio e baixa proteína porque são considerados alimentos oxalato moderado com 2 a 10 mg de oxalato por porção, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Os grãos processados podem ter alto teor de sódio, e pães de levedura e sobremesas à base de grãos são os principais contribuintes de sódio para a dieta americana típica, de acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2010 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. As gorduras puras são livres de sódio e proteína, e a maioria é pobre em oxalatos, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Você pode ter margarina, maionese, óleos vegetais e molhos de salada com baixo teor de sódio. Óleo de palma, óleo de coco e manteiga sem sal são oxalato baixo, baixo teor de sódio e baixo teor de proteína, mas não são escolhas saudáveis para sua dieta porque são ricos em gordura saturada, o que eleva os níveis de colesterol LDL e pode aumentar o risco de doença cardíaca