Na nutrição, os alimentos ácidos ou ácidos são aqueles que têm um efeito ácido no corpo. Mas não é necessariamente óbvio quais alimentos são ácidos e quais são alcalinos. Os limões, por exemplo, são ácidos, mas, uma vez metabolizados, têm um efeito alcalinizante. É bom ter alguns alimentos que promovem ácidos em sua dieta, mas muito pode levar à inflamação, o que contribui para uma variedade de doenças, desde o câncer até doenças cardíacas. Aumentar a ingestão de alimentos que promovem alcalinidade pode ajudar a neutralizar esses efeitos negativos e promover uma saúde melhor.
Frutas e verduras combatem a inflamação
Frutas e vegetais são os alimentos mais alcalinos que você pode comer, e eles devem formam a base da sua dieta anti-inflamatória. Uma revisão publicada em dezembro de 2008 no "International Journal for Vitamin and Nutrition Research" afirma que a ingestão de frutas e vegetais está inversamente associada à inflamação, principalmente devido aos fitonutrientes que esses alimentos contêm. Além disso, uma dieta rica em frutas e vegetais também é inversamente associada ao IMC, ou seja, pessoas que comem mais desses alimentos tendem a ter menos massa gorda. Obesidade catalisa a inflamação, de acordo com um artigo de fevereiro de 2006 em "O Jornal Americano de Nutrição Clínica".
Frutas e Legumes para se Focar em
Embora quase todas as frutas e vegetais sejam alcalinizantes, alguns são mais alcalinos do que outros. Passas, bananas, damascos e cerejas encabeçam a lista de frutas alcalinizantes, enquanto espinafre, aipo, cenoura e batata ocupam os quatro primeiros lugares para legumes. Feijões, ervilhas e lentilhas são os únicos alimentos formadores de ácido nesta categoria. Certifique-se de incluir todos os tipos e cores de frutas e legumes em sua dieta para obter todo o espectro de vitaminas, minerais e fitonutrientes que eles oferecem.
Outros alimentos alcalinos
Whey protein, iogurte e tofu são alimentos alcalinizantes , assim como a maioria das nozes e sementes, incluindo amêndoas, castanhas, sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de girassol e sementes de abóbora. Vinagre, ervas e fatias são alcalinizantes, assim como chás de ervas. Outras bebidas alcalinizantes incluem sucos de frutas e vegetais frescos, água mineral e kombucha.
Um Equilíbrio Saudável
Carne, frutos do mar, laticínios, ovos, feijão e legumes e a maioria dos grãos são alimentos formadores de ácido, mas não significa que você não deveria comê-los. Todos esses alimentos são saudáveis com moderação e oferecem nutrientes essenciais à sua dieta. A chave é encontrar o equilíbrio certo. Dois terços da sua dieta devem ser alimentos alcalinizantes, enquanto o outro terço pode ser alimentos formadores de ácido. A nutricionista registrada Ashley Koff sugere uma maneira simples de organizar suas refeições - coma duas porções de alimentos alcalinizantes para cada porção de alimentos formadores de ácido. Um exemplo seria ter um ovo, que é ácido, misturado com espinafre - alcalinizante - servido com meia toranja - também alcalinizante - no café da manhã.