CrossFit é um programa de condicionamento físico total fundado por Greg Glassman que envolve uma combinação de diferentes exercícios. Estes exercícios incluem treinamento de força funcional, exercícios cardiovasculares e movimentos atléticos explosivos. A dieta Paleo é um conjunto de orientações alimentares baseadas no período paleolítico da história. Nessa dieta, carboidratos refinados, laticínios, leguminosas e alimentos processados não são permitidos. O uso do CrossFit e da dieta Paleo juntos é comum e é uma prática altamente recomendada. Ainda assim, existem algumas pequenas modificações na dieta Paleo que podem ser benéficas para os atletas CrossFit.
CrossFit Nutrition
CrossFit, além de ser um programa de exercícios, tem suas próprias orientações dietéticas. De acordo com o site oficial do CrossFit, as calorias devem ser divididas entre os macronutrientes da seguinte forma: proteína 30 por cento, carboidratos 40 por cento e 30 por cento de gordura. A base da dieta CrossFit é vegetais, carnes magras, nozes e sementes. Segundo o site do CrossFit, dietas ricas em carboidratos aumentam os níveis de insulina, que promovem obesidade e doenças crônicas. A organização CrossFit também defende uma dieta hipocalórica porque a restrição calórica promove a longevidade e diminui os riscos de doenças cardíacas e câncer.
Paleo Nutrition
Antes de a agricultura moderna existir, grãos como o trigo não faziam parte da dieta humana . O homem era um caçador-coletor que comia animais silvestres, nozes, sementes e bagas. De acordo com a dieta Paleo, esta forma de alimentação pode diminuir o risco de doenças, promover a perda de peso e otimizar sua saúde. Seguindo o plano Paleo, sua dieta será rica em proteínas, fibras, gorduras saudáveis, potássio, vitaminas, minerais, fito-nutrientes e antioxidantes. Os princípios e as diretrizes da dieta Paleo e da dieta CrossFit são os mesmos.
Quase uma combinação perfeita
A dieta CrossFit recomendada assemelha-se à dieta Paleo. O site da CrossFit até afirma que “O modelo Homem das Cavernas (ou paleolítico) é perfeitamente consistente com a prescrição do CrossFit”. Existem, no entanto, pequenas modificações que podem beneficiar os atletas do CrossFit, bem como outros atletas. O livro, "A Dieta Paleo Para Atletas", afirma que, embora seja possível para os atletas se recuperarem de treinos vigorosos na rigorosa dieta Paleo, pode ser mais difícil se recuperar rapidamente. Por esta razão, antes durante e após o treino, em particular, modificações podem ser feitas.
As Modificações
Pelo menos duas horas antes do exercício prolongado “A Dieta Paleo Para Atletas” recomenda o consumo de carboidratos de índice glicêmico moderado para ajudar a alimentar o seu treino. Os carboidratos de alto índice glicêmico, como bebidas esportivas, são recomendados durante os treinos que duram mais de uma hora. Imediatamente após os treinos, recomenda-se uma bebida contendo carboidratos e proteínas, na proporção de 4-5: 1. Um exemplo disso seria suco de frutas misturado com proteína em pó. Para uma recuperação prolongada, durante as poucas horas após o treino - alimentos que normalmente não são permitidos, como pães, massas e arroz - podem ajudar na recuperação. O melhor desses alimentos ricos em carboidratos, de acordo com “A Dieta Paleo para Atletas”, inclui batatas, batata doce, passas e inhames.