casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Importância dos Alimentos Protetores na Dieta Equilibrada

Uma dieta balanceada contém porções regulares de alimentos de todos os principais grupos, incluindo grãos, laticínios, proteínas, frutas e vegetais. Todos esses alimentos oferecem algum valor protetor e aumento de saúde, mas os alimentos mais ricos em vitaminas, minerais, nutrientes essenciais e compostos de combate a doenças conhecidos como antioxidantes tendem a trazer os maiores benefícios.

Prevenção de Doenças

Vitamina - e alimentos ricos em minerais estão cheios de antioxidantes, compostos benéficos especiais que têm a capacidade de neutralizar os radicais livres no corpo. Como os radicais livres são responsáveis ​​por causar danos às células e contribuir para o desenvolvimento de doenças graves, tornar os alimentos ricos em antioxidantes uma parte principal de sua dieta pode fazer uma enorme diferença na prevenção de doenças. Comer mais frutas e vegetais pode reduzir o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Benefícios para a saúde

Alimentos protetores têm benefícios além da prevenção de doenças também. O cálcio e os nutrientes encontrados em produtos lácteos com baixo teor de gordura, vegetais, frutas, grãos e proteínas magras, por exemplo, podem proteger contra a perda óssea, pedras nos rins e derrame cerebral. Embora vitaminas e suplementos dietéticos forneçam muitas das mesmas substâncias, eles não são tão benéficos. MayoClinic.com diz que tais suplementos não se comparam com alimentos protetores porque eles não são capazes de oferecer a fibra dietética, antioxidantes e fitoquímicos que esses alimentos têm.

Recomendações

Homens e mulheres saudáveis ​​podem ficar na melhor forma possível, incluindo alimentos específicos em suas dietas que abordam problemas de saúde para os quais eles estão particularmente em risco. Por exemplo, a American Dietetic Association recomenda que os homens comam tomates ou produtos de tomate pelo menos uma vez por semana, porque os tomates são uma fonte rica de licopeno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer de próstata. Para as mulheres, o HelpGuide.org recomenda a ingestão diária de produtos lácteos desnatados ou com baixo teor de gordura, pois o cálcio extra pode ajudar a proteger contra a osteoporose e a perda óssea.

Alimentos com compostos protetores e antioxidantes tendem a ter baixo consumo de energia níveis de densidade, o que significa que eles são baixos em calorias e gordura, e têm alto teor de fibra e água. De acordo com MayoClinic.com, seus perfis nutricionais os tornam ideais para perda de peso e manutenção de peso saudável. Os principais exemplos de alimentos de baixa densidade energética incluem frutas e legumes frescos, produtos lácteos sem gordura, como leite desnatado e iogurte natural, grãos integrais e proteínas magras, como tofu, aves sem pele, peixe, feijão e legumes.>

A inclusão de alimentos protetores em sua dieta é uma maneira natural de combater doenças, evitar infecções e até mesmo prolongar sua vida útil. Para obter conselhos personalizados e recomendações de saúde sobre quais alimentos podem ser mais benéficos para você, consulte o seu médico ou um nutricionista.