casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

O que é o pior: alimentos fritos, alimentos refinados, alimentos cozidos ou doces?

Escolher alimentos saudáveis ​​pode ser um desafio, especialmente porque tanta informação sobre as repercussões da saúde de certos alimentos e técnicas de culinária é facilmente acessível pela Internet. Decidir quais tipos de alimentos ou métodos de cozimento são melhores ou piores depende de muitos fatores, incluindo quais doenças ou condições de saúde você pode ter. Consulte um nutricionista sobre escolhas alimentares mais naturais e como melhor prepará-los.

Alimentos Fritos

Alimentos fritos, como frango e peixe, certamente cheiros e bom gosto para a maioria das pessoas, mas muitos óleos usados ​​para fritar a comida é prejudicial à sua saúde. Alimentos fritos são frequentemente cozidos em óleos vegetais ricos em ácidos graxos trans, que estão ligados ao aumento do risco de doença cardiovascular. Além disso, a maioria dos óleos vegetais, como óleo de canola, óleo de girassol, óleo de linhaça e até azeite de oliva, produzem aldeídos tóxicos quando são aquecidos a altas temperaturas. Os aldeídos resultam da degradação dos ácidos graxos e podem reagir negativamente com proteínas, hormônios e enzimas em seu corpo. No geral, o óleo de linhaça e o óleo de coco são os óleos vegetais menos nocivos para frituras. Lentamente refogue a comida em uma frigideira com manteiga é uma alternativa mais saudável, embora a manteiga é rica em gordura saturada.

Alimentos Refinados

Alimentos refinados é qualquer tipo de alimento que é fortemente processado para durar mais tempo nas prateleiras. Alguns exemplos incluem molho de macarrão, salada, sopa enlatada e pizza congelada. Na maioria dos casos, a textura, cor e sabor dos alimentos refinados são manipulados para serem mais atraentes para os consumidores. Em outras palavras, alimentos refinados são feitos para serem lucrativos, não necessariamente nutritivos, de acordo com a “Nutrição Contemporânea: Abordagem Funcional”. Os alimentos refinados geralmente têm muito açúcar refinado ou sal, porque essas sensações de sabor são mais excitantes. Além disso, o alimento refinado, muitas vezes contém uma variedade de aditivos químicos para a preservação, cor e sabor, bem como gorduras hidrogenadas. Vitaminas e minerais às vezes são adicionados a alimentos refinados, mas a maioria dos produtos refinados é rica em calorias e pobre em nutrientes benéficos. Sem dúvida, a comida refinada é muito pior para você do que as alternativas naturais e frescas.

Alimentos Assados ​​

Cozer certos alimentos como peixe, batatas e vegetais é uma alternativa muito mais saudável do que fritá-los. O cozimento de alimentos não requer óleos ou massas, por isso é uma boa técnica de cozimento com baixo teor de gordura. Nem todos os alimentos assados ​​são saudáveis, no entanto, como a maioria dos bolos, biscoitos, bolos e sobremesas são produtos altamente refinados. A comida assada é tão nutritiva quanto os ingredientes que você usa. No entanto, assar vários alimentos em altas temperaturas pode destruir certos nutrientes, especialmente as vitaminas C e E. - Doces

Doces são uma ampla classificação de alimentos que incluem exemplos saudáveis ​​e insalubres. Alimentos doces feitos com adoçantes naturais, como mel, xarope de agave, estévia, melaço e xarope de bordo, não são tão prejudiciais para o seu corpo e não aumentam os níveis de glicose e insulina se forem ingeridos em pequenas quantidades. Outros doces, como chocolate ao leite, rebuçados e a maioria dos assados ​​comprados em lojas, são altamente refinados e tipicamente feitos com açúcar em pó, xarope de milho rico em frutose ou adoçantes artificiais, que são muito piores para o corpo do que adoçantes naturais. O xarope de milho com alto teor de frutose desencadeia grandes liberações de insulina, que parecem promover o diabetes tipo 2, enquanto os adoçantes artificiais se transformam em compostos prejudiciais ao tecido nervoso.

Discussão

Para determinar qual tipo geral de alimento ou cozinhar técnica é pior para você, pode ser melhor considerar condições comuns. Se você é obeso ou tem doença cardíaca, deve evitar alimentos altamente refinados, frituras e doces feitos de açúcar refinado ou adoçantes artificiais. Se você tem diabetes, alimentos refinados e doces são piores e devem ser eliminados. Pergunte ao médico quais alimentos ou métodos de cozimento são piores para sua condição específica.