A dieta Atkins defende o consumo de grandes quantidades de carne e gordura, enquanto a dieta Ornish proíbe quase todas as carnes e gorduras e é praticamente vegetariana. No entanto, a maioria dos especialistas aconselham incluir um equilíbrio de carnes e vegetais, juntamente com grãos, frutas e quantidades modestas de gorduras insaturadas em sua dieta diária. A menos que você seja vegetariano ou tenha uma condição de saúde que exija restrições alimentares, não é preciso eliminar nem carne nem vegetais para manter um regime alimentar saudável.
Pirâmides Alimentares
Uma pirâmide alimentar é um recurso visual representação de como os alimentos de várias categorias se encaixam em uma dieta saudável, de acordo com MayoClinic.com. Os alimentos que você deve consumir com maior frequência ou em maior quantidade aparecem em direção à base da pirâmide, enquanto os alimentos para os quais você deve limitar sua ingestão em frequência, quantidade ou ambos aparecem em direção ao topo da pirâmide. Pirâmides alimentares existem para a população em geral, bem como para diferentes grupos étnicos, vegetarianos e pessoas com diabetes. Exceto para os vegetarianos, carne e legumes têm um lugar em uma pirâmide alimentar. No entanto, os vegetais tendem a aparecer na parte inferior de quase todas as pirâmides de alimentos, enquanto as carnes são colocadas mais altas, indicando que sua dieta deve favorecer os vegetais sobre carnes.
Carne e Nutrição
A carne é uma excelente fonte de alimento completo. proteína, isto é, proteína que fornece todos os aminoácidos que seu corpo precisa. Os aminoácidos são essenciais para prevenir a perda de massa corporal, preservar a saúde respiratória e manter um sistema imunológico saudável. O adulto médio deve consumir aproximadamente 0,8 gramas de proteína por cada quilo de peso corporal, o que se traduz em cerca de 64 gramas para um adulto pesando 160 libras, segundo o site da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Carne vermelha magra, peixe e frango são fontes preferenciais de proteína em uma dieta saudável.
Vegetais e nutrição
Qualquer vegetal ou porção de suco de hortaliças a 100 por cento conta como uma porção de vegetais, de acordo com o Departamento dos Estados Unidos da agricultura. No entanto, mesmo com essa categorização generosa, a maioria dos adultos americanos não inclui vegetais suficientes em suas dietas. Sua dieta deve incluir cinco porções de vegetais por dia, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A maioria dos americanos não consome mais do que três porções de frutas e vegetais juntos, segundo a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Legumes fornecem inúmeros benefícios para a saúde, incluindo reduzir o risco de doença cardiovascular, manter a saúde gastrointestinal, preservar a boa visão e reduzir o risco de certos tipos de câncer. Porções e porções
Uma consideração importante no desenvolvimento de um plano de alimentação saudável é saber as porções recomendadas e entender a diferença entre porções e porções. Tamanhos de serviço são definidos por medidas como colheres de chá ou onças, enquanto as porções são o que você realmente coloca no seu prato como parte de uma refeição ou lanche. O tamanho de porção recomendado para a maioria das carnes é aproximadamente o mesmo tamanho de um baralho de cartas, de acordo com o Guia de Ajuda. Cada porção de vegetais deve medir cerca de 2 1/2 xícaras. Em muitos casos, os tamanhos das porções excedem em muito as porções recomendadas, especialmente quando você come fora.