Aproximadamente 3 a 5% dos adultos americanos pesam pelo menos 100 lbs. mais do que seus pesos corporais ideais, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Gastrointestinais e Endoscópicos. A cirurgia de derivação gástrica em Y-de-Roux cria uma pequena bolsa estomacal e a conecta ao intestino delgado por um membro em forma de Y, ajuda pacientes gravemente obesos a perder quantidades significativas de peso restringindo a ingestão de alimentos e bloqueando a absorção de calorias. Os pacientes ainda devem fazer escolhas alimentares saudáveis para manter sua perda de peso.
Fontes de proteína
Os pacientes de bypass gástrico devem consumir pelo menos 60 a 80g de proteína todos os dias para evitar perder os cabelos e massa muscular magra, diz MayoClinic .com. Fontes apropriadas incluem legumes, carne magra, aves, ovos e peixe. Suplementos proteicos feitos de soja, soro de leite, caseína ou clara de ovo também ajudam a suprir a necessidade crescente de proteína. Evite frituras e outras fontes de proteína gordurosas para evitar a síndrome de dumping, uma reação desconfortável a esses alimentos que causa diarréia, cólicas abdominais e náusea. Muitos pacientes não podem digerir moluscos ou carnes magras, então escolha peixe esquisito, como tilápia ou atum e carne moída ou tenra.
Frutas e Legumes
Alimentos vegetais fornecem fibras e outros nutrientes, então inclua pequenas porções de fácil frutas e vegetais digeridos em suas refeições. Escolha frutas mole ou enlatadas em suco, como abacaxi, pêssego ou frutas silvestres, para comer com as refeições ou misturar em batidos de proteína. Vegetais fibrosos, incluindo aspargos, aipo e milho, podem não ser bem digeridos, mas você pode comer legumes cozidos ou enlatados, bem como os crus, se você puder tolerá-los.
Grãos
Grãos integrais fornecem fibra e outros nutrientes, mas os pacientes de bypass gástrico devem evitar grãos refinados, como pão branco e arroz branco, porque eles não fornecem os mesmos benefícios, diz MayoClinic.com. Muitos pacientes não toleram pão macio porque bloqueia a abertura entre o estômago e o intestino. Em vez disso, escolha pão torrado integral, aveia ou arroz integral. Evite pães açucarados, cereais e bolos que podem causar síndrome de dumping.
Bebidas
Roux-en-Y pacientes com bypass gástrico deve evitar bebidas açucaradas e aqueles que contêm carbonatação ou álcool, diz MayoClinic.com. Água e outras bebidas sem cafeína, sem açúcar, incluindo chá de ervas e água misturada com aromatizantes instantâneos de bebidas, ajudam a prevenir a desidratação. Seu nutricionista pode permitir alguns sucos de frutas, mas o alto teor de açúcar nos sucos de laranja e maçã pode torná-los inadequados para pacientes com bypass gástrico no pós-operatório. Após os primeiros seis meses, seu cirurgião pode permitir pequenas quantidades de cafeína ou álcool, mas siga as instruções dela. A cafeína pode danificar o revestimento da bolsa do seu estômago, e você pode não tolerar o álcool bem depois de um bypass gástrico.