A quimioterapia é usada para tratar o câncer destruindo células cancerosas, mas pode enfraquecer o sistema imunológico do seu corpo ao mesmo tempo. Uma dieta neutropênica pode ser recomendada para ajudar a prevenir a infecção, mas pesquisas publicadas em “Cancer Nursing” em 2013 não encontraram uma redução de infecções com esta dieta. A American Cancer Society recomenda uma dieta balanceada repleta de proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais. Dieta também pode ajudar a aliviar vários efeitos colaterais desagradáveis da quimioterapia.
A Dieta Neutropênica
Normalmente, o sistema imunológico é capaz de combater as bactérias encontradas nos alimentos. A quimioterapia pode enfraquecer o sistema imunológico, o que pode levar a infecções perigosas. Uma dieta neutropênica evita alimentos que contêm bactérias nocivas. Os alimentos evitados incluem frutas e vegetais crus ou não cozidos, carnes raras, peixes, ovos, nozes crus, laticínios não pasteurizados, iogurte, chá frio e chá de sol. Saladas, como as encontradas em restaurantes, também não estão incluídas na dieta neutropênica. Um estudo publicado em "Cancer Nursing" analisou os benefícios de uma dieta neutropênica. Os pesquisadores selecionaram participantes que receberam quimioterapia e enfraqueceram o sistema imunológico. Esses indivíduos seguiram sua dieta normal ou uma dieta neutropênica. Pesquisadores não encontraram uma diferença no número de infecções entre os dois grupos.
Recomendações Diet durante a quimioterapia A American Cancer Society recomenda comer boas fontes de proteína, gordura, carboidratos, água, vitaminas e minerais. Esses alimentos fornecem ao organismo os nutrientes necessários para combater o câncer. Os alimentos recomendados incluem peixe, frango, ovos, laticínios, azeite de oliva, semente de linhaça e muitas frutas e vegetais, assim como grãos integrais, incluindo quinoa, arroz integral, pães e cereais. Também é importante lembrar-se de manusear alimentos com segurança. Lavar as mãos com água morna e sabão por 30 segundos é fundamental para prevenir doenças transmitidas por alimentos. Use uma faca separada e uma tábua de corte para alimentos crus e cozidos. Carne, carne de porco, vitela e cordeiro devem ser cozidos a 145 graus Fahrenheit, enquanto as carnes moídas devem ser cozidas a 160 graus Fahrenheit. Aves de capoeira devem ser cozinhadas a 165 graus Fahrenheit.
Diarreia e constipação