Encher frutas e legumes -
Frutas e vegetais frescos são essenciais se você está praticando uma alimentação limpa. Comer limpo é tudo sobre a escolha dos alimentos mais nutritivos que foram os menos, se for o caso, processados, de acordo com a revista "Eating Well", e frutas e legumes frescos certamente se encaixam na conta. O site Clean Eating observa que a verdadeira alimentação limpa também significa que você escolhe produtos orgânicos sempre que possível e que você opta por produtos sazonais e locais, quando puder. Produtos de cores vibrantes têm o maior teor de nutrientes e devem constituir a maior parte da ingestão de frutas e verduras.
Gorduras Saudáveis
Gorduras saturadas e trans, encontradas em alimentos como fast foods e produtos de panificação e lanches, são os inimigos da dieta alimentar limpa. Essas gorduras podem elevar os níveis de colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardíacas. Em vez disso, comer limpo é tudo sobre a escolha de gorduras saudáveis, como as gorduras insaturadas em alimentos vegetarianos, como linhaça, nozes e abacates. Uma vez que muitos tipos de carne são ricos em gordura saturada, feijões inteiros e lentilhas, que são uma fonte alimentar limpa de proteína e não contêm gordura saturada, são bons substitutos em uma dieta vegetariana. Cozinhar com canola ou azeite no lugar da manteiga é outra recomendação.
Carboidratos complexos limpos
Carbs refinados, como pão branco e macarrão branco, estão fora dos limites quando se trata de comer limpo. Carboidratos embalados, como barras de granola e bolachas, também não têm lugar em uma dieta alimentar limpa. Carboidratos complexos, no entanto, porque eles foram minimamente processados ou são completamente não processados e são uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais. Portanto, opte por pão integral e macarrão e troque seu arroz branco usual por arroz integral. Quinoa e aveia são carboidratos complexos adicionais para incluir em sua dieta alimentar limpa.
O que evitar
Além de alimentos embalados e processados, comer limpo também significa que você restringir a ingestão de alimentos açucarados, como sobremesas e refrigerantes, em favor de alimentos naturalmente doces, como frutas frescas. Limite sua ingestão de alimentos salgados, como fast food, lanches embalados e molho de soja. Beba não mais do que um copo de vinho tinto por dia e opte por pelo menos 2 litros de água sobre outras bebidas, como sucos com sabor de frutas. Salte bebidas alcoólicas açucaradas, como margaritas e pina coladas também.