A diverticulite refere-se à inflamação de bolsas anormais chamadas divertículos que se desenvolvem na parede intestinal. De acordo com o National Digestive Disease Information Clearinghouse, o sintoma mais comum da diverticulite é a dor abdominal. Isso e sintomas adicionais, como cãibras, náuseas, vômitos, calafrios e alterações nos hábitos intestinais, podem ser reduzidos ou evitados com a adesão a uma dieta nutritiva e rica em fibras.
Frutas e Legumes
Frutas e verduras vegetais fornecem uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes, que podem fortalecer o sistema imunológico do corpo e prevenir infecções e doenças. Frutas e legumes também fornecem fibras alimentares e hidratação, ambos os quais suportam a regularidade digestiva. Exemplos de fibras e frutas e vegetais ricos em nutrientes que podem ser úteis para pessoas com diverticulite incluem maçãs, pêras, framboesas, ameixas secas, abóbora, batatas (com casca), batata doce (com casca), couve-flor, ervilha e nabo.
Grãos Integrais
Grãos integrais são grãos que não foram desprovidos de nutrientes significativos durante o processamento de alimentos. Ao contrário dos grãos processados, como pão, massas, cereais e doces enriquecidos, os grãos integrais fornecem ricas quantidades de vitaminas, minerais e fibras alimentares. A substituição de carboidratos processados por grãos integrais, como 100 por cento de pão integral em vez de pão branco e aveia cortada em aço no lugar de flocos de milho, pode ajudar a melhorar o bem-estar das pessoas com diverticulite. Outros alimentos integrais incluem massas, arroz integral, arroz selvagem, cereais quentes e sopas feitas com cevada.
Legumes
Legumes, como feijão, grão de bico, lentilhas e ervilhas, se encaixam bem em uma diverticulite. Dieta amiga do ambiente. Legumes são ricos em fibras, baixo teor de gordura e fornecem carboidratos complexos, bem como proteínas. Quando consumidas com grãos integrais, como o arroz integral, as leguminosas criam uma "proteína completa", o que significa que todos os aminoácidos essenciais são fornecidos. Alimentos à base de leguminosas nutritivas incluem sopa de feijão preto, hummus (pasta feita de grão-de-bico moído), dal (lentilhas cozidas ao estilo indiano), sopa de ervilha e hambúrgueres vegetarianos feitos com purê de feijões
Ácidos graxos ômega-3
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras essenciais que o corpo deve colher através de alimentos ou suplementos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a ingestão regular de alimentos contendo gorduras ômega-3, como salmão, atum, cavala, semente de linhaça moída, nozes e óleo de canola, pode reduzir a inflamação corporal. Como as gorduras saturadas e trans, como as encontradas na carne vermelha gordurosa e no leite integral, podem aumentar a inflamação, substituí-las por gorduras ômega-3 e outras gorduras insaturadas, como o azeite extra-virgem, é recomendado para pessoas com diverticulite.
, , ] ]