casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso

Definição de dieta modificada

Uma dieta modificada é qualquer dieta alterada para incluir ou excluir certos componentes, como calorias, gorduras, vitaminas e minerais, de acordo com “Nutrição Básica para a Prática de Enfermagem”, de Susan G. Dudek. As dietas são tipicamente modificadas por razões terapêuticas, incluindo o tratamento da hipertensão arterial, baixo peso corporal ou deficiências de vitaminas e minerais. Converse com seu médico sobre modificações na dieta que podem ajudar na sua condição e faça um acompanhamento com uma nutricionista para ajudá-lo a fazer as melhores escolhas alimentares.

Qualquer dieta pode ser modificada, mas Dudek explica que a terapia terapêutica comum modificações incluem redução da ingestão de gordura, aumento ou diminuição da ingestão calórica, dependendo do peso, e aumento de certos nutrientes, como ferro, cálcio ou potássio. As dietas modificadas usadas para tratar alergias alimentares incluem aquelas que eliminam o glúten, produtos lácteos, nozes e ingredientes artificiais, como corantes alimentares ou conservantes.

Benefícios

Uma dieta terapêutica modificada é projetada para fazer parte de uma dieta. regime de tratamento global para combater uma condição potencialmente grave. Dietas com baixo teor de gordura e colesterol, por exemplo, podem ajudar a evitar artérias entupidas que podem levar a ataques cardíacos ou derrames. Vários estudos realizados pelo Dr. John Freeman e Dr. Eileen Vining durante meados dos anos 1990 na Universidade John Hopkins descobriram que uma dieta de Atkin modificada menos restritiva reduz a ocorrência de convulsões em adultos com epilepsia.

Riscos

Embora as dietas terapêuticas modificadas tenham pouco risco se forem seguidas adequadamente, dietas auto-modificadas, como aquelas que estimulam a eliminação de carboidratos e o aumento significativo de proteínas, ou aquelas que limitam drasticamente sua ingestão calórica diária, podem ser mais arriscadas. MayoClinic.com explica que dietas ricas em proteínas podem piorar problemas no fígado ou nos rins e criar deficiências nutricionais. Limitar drasticamente suas calorias pode levar a imagem corporal insalubre, anorexia e ganho de peso rebote.

Considerações

Uma dieta modificada requer estrita conformidade para permanecer benéfica. Embora o tratamento raro provavelmente não atrapalhe todo o seu progresso, frequentemente trapacear a dieta com uma porção extra de manteiga aqui ou um punhado de batatas fritas pode se acumular com o tempo. Dietas para pessoas com alergias ou sensibilidades alimentares exigem total conformidade e a trapaça pode ter consequências perigosas. Se você está tendo dificuldade em seguir uma dieta modificada, converse com seu nutricionista sobre formas de cumprir sem se sentir privado.

Dicas de conformidade -

Leia atentamente os rótulos de ingredientes e nutrição enquanto estiver em uma dieta modificada, mantenha uma lista de escolhas potenciais ao jantar fora e procurar por termos de menu-chave que podem indicar um alimento fora dos limites. Por exemplo, se você estiver em uma dieta com baixo teor de sódio, a MayoClinic.com recomenda manter-se atento aos termos que indicam que uma refeição é rica em sal, como “em conserva”, “caldo” ou “curada”. uma dieta de calorias reduzidas, tenha em mente que um produto rotulado como “baixo teor de gordura” não significa necessariamente que ele também seja baixo em calorias.