Os dissacarídeos são um tipo de carboidrato. A intolerância ao dissacarídeo, que é caracterizada por má absorção de dissacarídeos, é um distúrbio raro frequentemente diagnosticado durante a infância. Se você ou seu filho tiver problemas com a absorção normal de dissacarídeos, consulte um nutricionista registrado. Ela pode fazer recomendações para um plano de dieta que limita os dissacarídeos enquanto incorpora alimentos que você ama.
Intolerância ao dissacarídeo
A intolerância ao disacarídeo ocorre quando você não produz as enzimas sacarase e isomaltase, que são essenciais para quebrar dissacarídeos. . A má absorção de dissacarídeos não é uma ameaça à vida, mas você pode experimentar episódios de diarréia aquosa e desconforto abdominal ao comer alimentos contendo dissacarídeos. Geralmente, esse distúrbio ocorre em bebês e as crianças tendem a superá-lo à medida que envelhecem.
Tipos de dissacarídeos
A sacarose, ou açúcar de mesa branco puro, é o dissacarídeo mais comumente conhecido. Outros tipos comuns incluem lactose ou açúcar do leite, lactulose e maltose. Evite comer alimentos que listam esses tipos específicos de dissacarídeos como ingredientes.
Alimentos para incluir
Embora limitar os carboidratos dissacarídeos em sua dieta possa parecer difícil, há uma variedade de alimentos que você ainda pode desfrutar. Proteínas animais, como frango, carne bovina, carne de porco e vitela, além de frutos do mar e camarões, não contêm nenhum tipo de carboidrato. Você também pode desfrutar de uma variedade de vegetais, como aspargos, saladas, berinjela, pimentão e cebola. Os vegetais ricos em amido, como batatas, milho e ervilhas, são ricos em carboidratos, mas contêm amido que é um tipo de polissacarídeo. A frutose, um tipo de açúcar encontrado nas frutas, é um monossacarídeo. Incluindo suas frutas favoritas em sua dieta diária é outra maneira de evitar consumir dissacarídeos.
Alimentos para evitar
Exclua todos os alimentos processados de sua dieta que tenham adicionado sacarose. Desconfie de doces, bolos, biscoitos, barras de chocolate e sorvetes, que muitas vezes contêm sacarose. Você também pode encontrar sacarose escondida em seu cereal matinal ou iogurte. Alguns tipos de cerveja são ricos em maltose, um tipo de dissacarídeo, então você precisa eliminar a cerveja. Evite consumir alimentos lácteos ou alimentos processados em um ambiente onde eles possam entrar em contato com laticínios. Desde que os alimentos lácteos são ricos em lactose, com leite ou outros produtos lácteos, pode agravar o seu trato digestivo.