A diverticulite é uma doença encontrada no cólon e se desenvolve a partir de uma condição conhecida como diverticulose, de acordo com o Medline Plus. A diverticulose envolve a formação de bolsas conhecidas como divertículos na parte externa do cólon. A diverticulite resulta se um desses divertículos se infectar e inflamar. Pacientes com diverticulite apresentam febre, náusea e dor abdominal intensa. Dieta Diverticulite dá tempo ao cólon para se recuperar da inflamação.
Dieta Líquida Clara
Durante um ataque de diverticulite ativa, os pacientes são frequentemente aconselhados pelo médico a manter uma dieta líquida clara por dois ou três dias, de acordo para MayoClinic.com. Dieta líquida clara previne mais inflamação do cólon. Exemplos de alimentos líquidos claros incluem suco de frutas sem polpa, caldo, soda clara, gelatina simples, chá ou café sem creme e gelo sem pedaços de frutas ou polpa de frutas. Continuar dieta líquida clara por mais de três dias pode levar a uma fraqueza extrema. Os pacientes devem fazer a transição para uma dieta pobre em fibras após três dias com dieta líquida clara.
Dieta com baixo teor de fibras
Os pacientes devem introduzir lentamente uma dieta pobre em fibras à medida que se recuperam da diverticulite, de acordo com MayoClinic.com . Alimentos com baixo teor de fibras incluem suco de frutas com pouca ou nenhuma polpa, ovos, pão branco enriquecido, frutas enlatadas, sobremesas sem sementes ou nozes, cereais com baixo teor de fibras, leite, iogurte ou queijo sem sementes ou nozes, manteiga de amendoim lisa, carne tenra, arroz branco, macarrão simples e legumes bem cozidos sem sementes ou peles.
Dieta rica em fibras
Depois que a infecção aguda melhorou, ingerir alimentos ricos em fibras e usar aditivos como o psyllium pode ajudar a reduzir o risco de diverticulite, de acordo com MayoClinic.com. Fibra alta deve ser lentamente aumentada para evitar o excesso de gás. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, legumes, pães integrais, como trigo integral, centeio e farelo, leguminosas, como lentilhas e feijões secos, cereais integrais, arroz selvagem e arroz integral. Os pacientes devem garantir que bebam muitos líquidos durante uma dieta rica em fibras. A fibra funciona absorvendo água e aumentando as fezes moles e volumosas no cólon. Pacientes que não consomem muitos líquidos podem desenvolver constipação.