Quando se trata de uma alimentação saudável, parece que todos têm conselhos. Coma carne, não coma carne. Coma trigo, não coma trigo. Mas a alimentação saudável não é sobre quem pode seguir a dieta mais rigorosa ou se privar mais, é sobre comer alimentos que estimulam o seu humor e energia, e dá ao seu corpo os nutrientes de que necessita para se manter saudável. Trata-se de comer o básico: frutas, legumes, grãos, alimentos protéicos e laticínios.
Frutas para Todos
Frutas são pobres em calorias e gorduras e uma boa fonte de vitaminas A e C, potássio, folato e fibra. Fazendo frutas uma parte regular da sua dieta pode reduzir o risco de doença cardíaca, câncer, diabetes tipo 2 e obesidade. O MyPlate do Departamento de Agricultura dos EUA diz que você precisa de 2 xícaras de frutas por dia em uma dieta de 2.000 calorias. Incluir principalmente frutas inteiras para a fibra e variar suas escolhas de frutas ao longo da semana para variar sua ingestão de nutrientes.
Vegetais: ricos em nutrientes
Como frutas, legumes também são baixos em calorias e gorduras e ricos em nutrientes que você precisa para uma boa saúde. Comer vegetais também reduz o risco de doenças crônicas. Como um alimento de baixa caloria, os legumes também ajudam a manter as calorias, o que pode facilitar a obtenção e a manutenção de um peso mais saudável. Em uma dieta de 2.000 calorias você deve ter 2 1/2 xícaras de legumes por dia. Para ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias de frutas e verduras, o MyPlate do USDA sugere que você encha metade do prato com frutas e legumes.
Faça Grão Integral
Grãos incluem qualquer alimento feito de arroz, trigo, cevada ou outro cereal, e inclui alimentos como cereais, pão ou massa prontos para consumo. Para uma melhor saúde, pelo menos metade das opções de grãos devem ser grãos integrais. Pessoas que comem mais grãos integrais têm menores taxas de doenças cardíacas e câncer, e têm mais facilidade para gerenciar seu peso. Em uma dieta de 2.000 calorias, você deve obter 6 onças de grãos por dia, com pelo menos metade do grão integral, onde 1 onça é igual a uma fatia de pão ou 1/2 xícara de arroz cozido.
Protein Foods: Meat e feijão
Além de carne e feijão, alimentos ricos em proteínas também incluem ovos, produtos de soja, nozes e sementes. Alimentos proteicos são uma fonte de proteína, ferro, vitaminas B, vitamina E, magnésio e zinco. Para melhorar a qualidade nutricional de sua dieta, você deve tentar ingerir uma variedade de diferentes fontes de proteína durante a semana, e certificar-se de que suas escolhas de carne estejam magras para limitar a ingestão de gordura saturada. Além disso, você deve procurar duas porções de frutos do mar por semana para aumentar os ácidos graxos ômega-3 em sua dieta, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. Em uma dieta de 2.000 calorias, você pode ter 5 1/2 onças de alimentos protéicos por dia. Como uma fonte de cálcio e vitamina D, os alimentos lácteos são importantes para a saúde óssea . As opções de produtos lácteos incluem leite com baixo teor de gordura ou sem gordura, iogurte, queijo e leite de soja enriquecido com cálcio. Os adultos em uma dieta de 2.000 calorias devem ter por objetivo 3 xícaras de alimentos lácteos por dia, com uma dose equivalente a 1 xícara de leite, iogurte ou leite de soja ou 1 1/2 onça de queijo duro.