Quando se trata de alimentação saudável, existem opiniões variadas sobre o que faz uma dieta perfeita, mas a maioria dos especialistas em alimentos e nutrição concorda que pelo menos alguns alimentos se destacam como sendo excepcionalmente bons para você. Alguns desses alimentos ajudam o corpo a funcionar melhor, e outros oferecem proteção contra doenças crônicas, por isso devem ser incluídos em uma dieta saudável.
Fundamentos Saudáveis
Em suas Diretrizes Dietéticas para Americanos 2010, os EUA O Departamento de Agricultura recomenda reduzir os alimentos processados e embalados que podem ser ricos em gordura e sal e comer mais alimentos integrais ricos em fibras. A Academia de Nutrição e Dietética oferece sugestões práticas, como comer pelo menos um total de 2 1/2 xícaras de verduras verde-escuras, vermelhas e laranjas, além de 2 xícaras de frutas por dia; escolhendo grãos integrais como arroz integral, pães integrais e cereais; e trocando gorduras saturadas na carne por mais frutos do mar e alimentos com gordura insaturada.
5 Frutas e Legumes Coloridos
Muitos estudos de pesquisa mostraram que as pessoas que comem mais frutas e vegetais têm menores taxas de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e hipertensão arterial. Todos eles fornecem certos benefícios, mas vegetais verdes folhosos como espinafre e vegetais crucíferos como couve-flor e couve parecem fornecer a maior proteção contra o câncer e doenças cardíacas. Frutos coloridos também são importantes, e morangos e tomates são muitas vezes escolhidos para proteção contra o câncer e saúde ocular.
3 Cereais Integrais de Alta-Fibra
A maioria das pessoas come muitos grãos, mas poucos deles são o tipo saudável de cereais integrais que fornecem vitaminas, minerais e fibras e ajudam o sistema gastrointestinal a funcionar melhor. Como todos os grãos integrais fornecem diferentes nutrientes, é difícil dizer qual é o melhor, mas a aveia, a cevada e a quinoa são três que proporcionam o melhor resultado possível em termos de antioxidantes, fibras e vitaminas do complexo B. Grãos refinados como pão branco ou arroz e cereais açucarados oferecem pouco valor nutricional, então substitua-os por grãos integrais mais saudáveis.
2 Alimentos gordos saudáveis
Embora algumas pessoas possam fugir dos alimentos ricos em gordura, existem na verdade, muitos alimentos que contêm gorduras saudáveis, que podem ajudar a reduzir o colesterol, a pressão sanguínea e a inflamação no corpo. Dois alimentos recomendados pela Harvard School of Public Health são nozes e abacates. As nozes são uma rica fonte de gorduras omega-3, juntamente com proteínas, fibras e muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Os abacates contêm principalmente gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração, juntamente com quase outros 20 nutrientes.