A bulimia é um distúrbio alimentar que faz com que os sofredores tenham uma sensação distorcida de imagem corporal e um forte desejo de ser magra. Indivíduos bulímicos têm compulsões para ingerir grandes quantidades de alimentos e, muitas vezes, tentam expurgar calorias por meio de alimentação insuficiente ou vômito, a fim de reduzir seu peso. O tratamento para a bulimia inclui um planejamento alimentar muito cuidadoso e hábitos de dieta disciplinados que permitem que o doente evite a compulsão e a purgação.
O tratamento da bulimia implica quebrar o ciclo de compulsão e purgação e incentivar hábitos alimentares saudáveis. O controle do estresse e o planejamento cuidadoso da refeição são fatores-chave em um plano de tratamento. Os pacientes retrabalham lentamente seus hábitos alimentares e aprendem a planejar refeições saudáveis e equilibradas. Técnicas de controle do estresse, como yoga, respiração profunda e meditação, podem ser usadas para evitar o ciclo de binging e purgação. Planos de refeições tornam-se essenciais à medida que o paciente aprende a praticar hábitos alimentares consistentes e conscientes.
Programas de recuperação que se concentram na dependência alimentar e nos transtornos alimentares estimulam os pacientes a comer uma dieta nutritiva completa. Food Addicts Anonymous, FAA, um programa de recuperação de 12 passos para pessoas com vícios alimentares e comportamentos alimentares compulsivos encoraja os indivíduos a seguirem planos de refeições disciplinadas que incluem um equilíbrio saudável de proteínas, vegetais, frutas e grãos. Refeições cronometrando em intervalos regulares e evitando açúcar alto ou alimentos de amido altos ajudarão a eliminar ânsias e regularão fome.
Regulando Consumo de Comida
Muitos planos de refeição por bulimics de recuperação encorajam medição cuidadosa e pesando de comida. Os pacientes aprendem a limitar as quantidades de alimentos seguindo o controle da porção regimentada e pesando os itens alimentares. O plano de dieta da FAA, por exemplo, fornece uma lista detalhada de opções de proteína, vegetais, frutas e ganho e medições exatas do que deve ser consumido.
Planos de refeições para recuperação de bulímicos devem ser estruturado com a ajuda de um médico ou profissional especializado em transtornos alimentares. Os pacientes devem elaborar uma lista de alimentos que se sintam à vontade para comer, com menor probabilidade de desencadear compulsão alimentar ou purgação. Uma agenda controlada também é fundamental, e refeições e lanches devem ser planejados em intervalos regulares. O objetivo geral desses planos de refeição é desenvolver lentamente atitudes mais saudáveis em relação à ingestão de alimentos nutritivos e satisfatórios.