A dieta Paleo é um método de alimentação que imita a dieta dos seus antepassados desde o período paleolítico, que terminou há cerca de 10.000 anos. Muitas vezes chamado de dieta de caçador-coletor ou a dieta da idade da pedra, o plano de Paleo promove alimentos que seus antepassados teriam sido capazes de caçar e recolher, como carne e plantas. Exclui os alimentos disponibilizados após o início da industrialização. A dieta Paleo fornece benefícios, mas também tem algumas desvantagens e pode não ser adequado para todos.
Ajuda a dieta equilíbrio
Uma das principais vantagens da dieta Paleo é que promove hábitos alimentares mais saudáveis. A maioria dos americanos consome mais do que a quantidade recomendada de sal e açúcar refinado, o que pode contribuir para condições crônicas, como pressão alta e diabetes tipo 2. Na dieta Paleo, você evita o sal de cozinha e o açúcar refinado, o que ajuda a equilibrar sua dieta. Você também evita alimentos processados e junk foods, então você cortará sua ingestão de gorduras insalubres.
Aumenta a ingestão de nutrientes
A dieta Paleo recomenda a ingestão de frutas e vegetais frescos, que aumentam a ingestão de vitaminas, minerais e fibra, um nutriente que o americano típico não consegue obter o suficiente. O plano também recomenda a ingestão de óleos insaturados saudáveis, o que é uma boa maneira de aumentar a ingestão de ácidos graxos essenciais. Ao mesmo tempo, você diminuirá sua exposição a aditivos, conservantes e outros produtos químicos escolhendo alimentos orgânicos inteiros, não processados.
Variedade
A dieta Paleo é um pouco restritiva e carece de variedade. Porque você deve evitar leguminosas, laticínios, vegetais ricos em amido e grãos, você pode achar difícil manter a dieta. Aqueles que são capazes de lidar com as restrições podem se sentir entediados com a falta de variedade. A maioria dos profissionais de nutrição recomenda comer uma grande variedade de alimentos saudáveis em vez de cortar grupos inteiros de alimentos. Além disso, a dieta Paleo evita grupos de alimentos que oferecem benefícios à saúde, como leguminosas e grãos.
Não pode atender a certas necessidades de energia
A dieta Paleo recomenda obter de 35 a 45% de suas calorias diárias de carboidratos . Esta quantidade é significativamente menor do que a ingestão dietética de referência de 45 a 65 por cento recomendada pelo Institute of Medicine. Se você é muito ativo ou um atleta, a recomendação Paleo pode não fornecer energia suficiente. Além disso, a dieta Paleo corta fontes de carboidratos que geralmente servem como grampos para indivíduos ativos, como grãos integrais, legumes e vegetais ricos em amido.