Os supermercados vendem centenas de alimentos processados. Esses itens têm maior vida útil e exigem menos preparação do que muitas alternativas novas, tornando-os uma opção atraente para consumidores ocupados. Embora os alimentos processados possam ser usados para fazer refeições rápidas e fáceis, eles tendem a ser menos nutritivos do que os alimentos frescos ou caseiros. O processamento moderno de alimentos começou no século XIX, quando os inventores desenvolveram o engarrafamento a vácuo. Canning e técnicas de pasteurização, relata Aeroponic Garden Seeds. Campanhas militares inicialmente usavam alimentos processados porque eram portáteis e menos perecíveis do que as refeições frescas. Hoje, os fabricantes de alimentos processam alimentos congelando, enlatando, embalando a vácuo, fumando, adicionando conservantes e irradiação. O processamento de alimentos prolonga a vida útil, aumenta a facilidade de envio e fornece refeições rápidas e convenientes para os consumidores.
A maioria dos alimentos passa por algum tipo de processamento de pós-produção. Os alimentos mais processados contêm muitos óleos, adoçantes, amidos, gorduras e sal para prolongar o prazo de validade e melhorar o sabor. Chips, biscoitos, doces, fast food e produtos enlatados tendem a ser muito processados. Refeições embaladas prontas para consumo contêm grandes quantidades de aditivos químicos e conservantes. Produtos assados pré-embalados, incluindo bolos, biscoitos e cupcakes, muitas vezes incluem muitos adoçantes e conservantes para melhorar a sua textura.
Alimentos processados são tipicamente menos saudáveis do que os seus homólogos mais frescos. Eles contêm altos níveis de sódio, gordura saturada, gordura trans e xarope de milho rico em frutose. Esses aditivos aumentam o sabor, mas não aumentam o valor nutricional dos alimentos, razão pela qual os alimentos processados contêm "calorias vazias". No geral, os alimentos processados contêm mais calorias do que os alimentos não processados. Comer esses alimentos promove o ganho de peso e pode resultar em conseqüências adversas à saúde.
Alguns alimentos processados são enriquecidos com vitaminas e minerais benéficos. Cereais, barras de granola, produtos lácteos e certas bebidas muitas vezes contêm nutrientes adicionados. Enquanto comer alimentos fortificados ajuda o corpo a obter os nutrientes de que necessita, a fortificação não torna necessariamente um alimento saudável. Alimentos ricos em calorias e gordurosos podem conter vitaminas e minerais benéficos. Em geral, o consumo de vitaminas e minerais a partir de frutas e vegetais frescos é mais saudável do que comer alimentos fortificados, de acordo com o Atlântico.
Aviso
Uma dieta rica em alimentos processados pode ser prejudicial à sua saúde. Estes alimentos são ricos em sódio, o que promove a hipertensão arterial e aumenta o risco de acidente vascular cerebral. MayoClinic.com recomenda consumir não mais do que 1.500mg de sódio por dia. As gorduras saturadas e trans encontradas nos alimentos processados aumentam os níveis de colesterol e aumentam o risco cardiovascular. Mantenha o consumo dessas gorduras ao mínimo. Comer muitos alimentos processados altamente calóricos fará com que você fique com sobrepeso ou obesidade, o que aumenta o risco de doenças crônicas e diminui a longevidade.
Uma dieta saudável pode incluir pequenas porções de alimentos processados. Equilibre sua dieta com carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis. Coma alimentos processados como um lanche ou tratamento ocasional, em vez do ponto focal de uma refeição. Eliminar abruptamente todos os alimentos processados da sua dieta pode causar compulsão e um retorno aos padrões alimentares pouco saudáveis. Em vez disso, aumente lentamente a ingestão de alimentos frescos e diminua o consumo de alimentos processados. Converse com seu médico ou nutricionista para definir metas para uma alimentação saudável e elaborar um plano de refeições que funcione para você.